Conecte-se conosco

Finanças

Saiba como funciona e quando é o próximo pagamento do Auxílio Gás

Benefício é pago bimestralmente à famílias de baixa renda. Veja quando é o próximo pagamento e como receber.

Publicado

em

Vale Gás

Com o alto preço do gás de cozinha, muitas famílias tiveram de escolher se compravam comida ou gás para cozinhar. Diante disso, o Governo Federal criou o Auxílio Gás, que corresponde a uma ajuda financeira para a compra de um botijão.

Inicialmente, o valor pago era de 50% do preço médio do botijão de 13 kg, porém, em junho, o valor foi atualizado para 100% do preço do botijão. O recebimento do Auxílio Gás é a cada dois meses, e para ter direito ao benefício é preciso se enquadrar em alguns requisitos.

Mulheres que foram vítimas de violência doméstica e possuem medida protetiva têm preferência na lista de recebimento. Além disso, famílias registradas no Cadastro Único, com renda mensal per capita de meio salário mínimo, também são contempladas.

Famílias que participam de outros programas sociais, como o Auxílio Brasil, também têm direito de receber o benefício, mesmo que tenha um integrante beneficiário da prestação continuada do INSS.

Os critérios de seleção para esse auxílio contam com a atualização do Cadastro Único, por isso as famílias que fizeram atualização nos últimos 24 meses têm mais chance de entrar no programa.

Depois disso, são avaliadas as famílias com menores rendas e com mais quantidade de pessoas. Logo em seguida, são consideradas as pessoas que recebem o Auxílio Brasil.

Agora em setembro não haverá pagamento do Auxílio Gás, pois, como já foi informado, o pagamento é bimestral, e o último pagamento aconteceu em agosto. Em outubro, os beneficiários receberão o valor cheio de R$ 110.

A verba liberada para os dois últimos pagamentos do ano – outubro e dezembro – é de mais de R$ 600 milhões, lembrando que o valor do auxílio não é fixo, dependente da média do preço do botijão.

O pagamento de outubro será feito entre os dias 18 e 31, de acordo com o número do NIS. No dia 18 de outubro, o valor será depositado para os beneficiários que tiverem o número do NIS com final 1, e, no dia 31, o valor será depositado para quem tem o NIS com final de número 0.

Em dezembro, o pagamento começa no dia 12, seguindo a mesma lógica do mês de outubro. O valor do auxílio para dezembro ainda não foi divulgado, pois o cálculo é feito no mês anterior ao recebimento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS