Conecte-se conosco

Finanças

Saiba como informar o valor do Darf caso tenha esquecido!

Evite pagar o imposto duas vezes e saiba como informar o valor do Darf caso tenha esquecido

Publicado

em

Informar valor do Darf, Foto: Pexels.

Muitas pessoas podem cometer algum erro na hora de declarar o Imposto de Renda. No entanto, o que muitos podem não saber, principalmente o investidor de renda variável, é que não é preciso pagar duas vezes, visto que o imposto em duplicidade é possível. Por isso, veja agora como informar o valor do Darf no IR caso tenha esquecido.

Leia mais: Quanto alguém recebe por Auxílio-Reclusão?

Entenda mais sobre o processo da inclusão do Darf no Imposto de Renda

Para quem investe em aplicações como ações, day trading, fundos imobiliários (FII), BDR, criptoativos, etc., uma das principais atribuições é a emissão do Darf (Documento de Arrecadação de Impostos Federais), que deve ser emitido pelo último dia. Vale lembrar que cada investimento possui regras específicas de imposto de renda.

Por isso, se o investidor pagou todos os Darfs corretamente ao longo do ano, a tarefa na hora do arquivamento fica mais fácil: basta inserir esse pagamento na caixa Consolidação Mensal do formulário Renda Variável – que aparece na parte inferior da tela em Para todos os meses, na linha “Imposto pago”.

No entanto, ao não informar os valores ao Darf, o fisco identificará inconsistências, e se não houver comunicação dos dados no período do relatório, a primeira coisa que acontecerá é que o contribuinte cairá em multa. Ademais, ao fazer operações de renda variável, há também a ocorrência do imposto “dedo duro”, um imposto que as corretoras precisam obrigatoriamente reter na fonte.

Saiba como incluir o Darf no IR

Se o contribuinte pagou o Darf e esqueceu de notificá-lo antes do prazo de entrega, basta fazer uma declaração de retificação e reenviar. Se você não pagou e ainda está dentro do prazo, é só pagar a multa e os juros e reenviar. Para isso, basta pagar o Darf em atraso através do programa Sicalc da Receita Federal.

Caso o prazo para envio da declaração tenha decorrido, o contribuinte deverá corrigi-lo da mesma forma e pagar os juros moratórios. Uma malha fina é um pente de dentes finos da fórmula. Quando os sistemas automatizados do fisco não conseguem identificar motivos válidos para a movimentação ou omissão de informações específicas, os contribuintes ficam no limbo. No entanto, se a pessoa retificar e comprovar que pagou o Darf, não há problema.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS