Conecte-se conosco

Economia

Ministério da Economia libera o Saque Emergencial do FGTS

Benefício foi disponibilizado pelo Governo Federal. Saiba quem tem direito aos pagamentos de até R$ 1 mil.

Publicado

em

Ministério da Economia libera o Saque Emergencial do FGTS: Saiba como solicitar

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma medida de proteção ao trabalhador que o Governo Federal garante por meio da Caixa Econômica Federal. No caso, o programa tem como objetivo reservar um valor em cada salário do trabalhador para caso de demissão sem justa causa.

No entanto, existem outras formas de ter o valor em mãos para casos de exceções, como o saque emergencial. Esse é um dos meios que o Governo Federal encontrou de reduzir os impactos econômicos da pandemia do Covid-19. Por isso, hoje iremos te mostrar como solicitar o saque emergencial do FGTS e quem pode realizá-lo, confira!

Leia mais: Saque de FGTS é liberado para todos os brasileiros em 2022; Confira as condições

Quem pode realizar o saque emergencial?

Diferente dos demais anos, o saque emergencial do FGTS está disponível para todos os que possuem saldo positivo em contas ativas ou inativas do fundo. Dessa forma, se você possuiu alguma experiência profissional com CLT, e não realizou o saque anteriormente, certamente pode realizá-lo. Sem falar que os demais trabalhadores que estão em plena atividade laboral com carteira assinada também têm a quantia garantida.

Entretanto, é necessário atentar-se, pois o governo permitiu que o saque seja de até R$ 1 mil, visto que se trata de um auxílio emergencial. Dessa forma, torna-se necessário apenas esperar pelos dias do calendário do saque, que vai de 20 de abril a 15 de junho. Lembrando que o calendário irá seguir a ordem do mês de nascimento do trabalhador.

Não é necessário fazer solicitação do saque emergencial do FGTS

Por se tratar de uma situação atípica, não há necessidade de solicitação do saque, pois é preciso apenas conter uma quantia disponível na conta. No entanto, a consulta do saldo já está disponível para os trabalhadores através dos seguintes canais:

  • Site: Acesse o site oficial da Caixa Econômica Federal;
  • Aplicativo: Baixe o aplicativo FGTS, disponível para aparelhos Android e iOS;
  • Telefone: Ligue para o número 0800-726-01-01.

Lembrando que em todas essas opções será necessário informar dados pessoais, como número do CPF e NIS. Então já deixe toda a documentação em mãos antes de fazer a consulta.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS