Economia
Saiba em quais casos seu Auxílio Brasil pode ser cancelado
O Auxílio Brasil é um programa que integra políticas públicas de assistência social, educação, saúde, emprego e renda. Saiba quando ele pode ser cancelado.
O Auxílio Brasil é um programa que integra várias políticas públicas de assistência social, educação, saúde, emprego e renda. O programa é destinado a famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, tendo como objetivo estimular a emancipação destas para que superem a situação de vulnerabilidade social.
As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal de até 105 reais, e as famílias em situação de pobreza tem renda familiar mensal entre 105,01 e 210 reais.
Atualmente, o Auxílio Brasil está distribuindo 600 reais para cada família beneficiada pelo programa, além de alguns outros benefícios. Entre eles, destacam-se:
- Bolsa de Iniciação Científica Júnior: o benefício é concedido a alunos que se destacam em competições acadêmicas e científicas de abrangência nacional. O estudante recebe 12 parcelas mensais de 100 reais, e a família recebe uma parcela única de 1.000 reais.
- Auxílio Esporte Escolar: concedido a estudantes que possuam entre 12 e 17 anos incompletos, que tenham se destacado no JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros). Os valores são os mesmos da Bolsa de Iniciação Científica Júnior, ou seja, o estudante recebe 12 parcelas mensais de 100 reais, e a família recebe uma parcela única de 1.000 reais.
- Auxílio Inclusão Produtiva Rural: o benefício é concedido a famílias de agricultores, sendo que a família recebe parcelas de 200 reais.
- O Vale-Gás também é um benefício do Auxílio Brasil e é distribuído a cada dois meses.
Os beneficiários devem estar sempre muito atentos à sua situação no CadÚnico, tendo em vista que para receber ou continuar recebendo o auxílio, é necessário manter o cadastro sempre atualizado.
É necessário realizar a atualização do cadastro a cada dois anos e sempre que houver alguma mudança na estrutura da família, como o nascimento de um novo membro. No caso dos dados do Cadastro Único estarem desatualizados, a família pode acabar perdendo o direito ao benefício, e tendo que voltar para a fila de espera para recebê-lo novamente.
Segundo dados publicados pelo governo, cerca de 8 milhões de pessoas estão com informações cadastrais erradas ou desatualizadas. As famílias podem consultar a situação do cadastro através do aplicativo Meu CadÚnico ou pelo site.
A atualização do cadastro pode ser feita nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de sua cidade, havendo a necessidade de levar documentos de todos os integrantes da família, como RG, CPF, Título de Eleitor, e também comprovante de residência.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos23 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção