Conecte-se conosco

Saúde

Castanhas: o que acontece com seu corpo quando você as consome todos os dias? Descubra agora!

As oleaginosas têm tido muita atenção de estudiosos e nutricionistas por seus benefícios na alimentação. Saiba quais são eles.

Publicado

em

Já faz tempo que as castanhas não são mais só um enfeite de mesa de Natal e estão cada vez mais ganhando espaço nas dietas prescritas por nutricionistas. Mas por que esses alimentos estão se tornando tão populares?

De fato, as castanhas têm recebido muita atenção em pesquisas científicas sobre sua atuação no corpo humano. É um alimento fácil de ser encontrado, possui grande variedade e pode ser encontrada in natura ou em pastas, bolos, bebidas.

Ricas em vitaminas, minerais e gorduras, essas oleaginosas também possuem antioxidantes, que são muito benéficos para a saúde do coração.

Existem vários tipos de castanha e cada um deles possuem características nutricionais diferentes, como o pistache, a amêndoa, de caju e o amendoim, todos ricos em proteína.

Já os que possuem mais gorduras monossaturadas e polissaturadas, são a castanha-do-Pará, o pinhão, as nozes e a macadâmia. Com relação às gorduras insaturadas, essas oleaginosas possuem uma concentração maior.

Inclusive, a noz pecan é a que possui maior concentração de carboidratos. Mesmo com as diferenças de composição e quantidades específicas de cada nutriente, esses alimentos possuem qualidades que podem ser benéficas ao corpo humano.

Os benefícios das castanhas

Uma revisão de 2022 chegou à conclusão de que o consumo de nozes, castanhas, amendoim e amêndoas, pelo menos, cinco vezes por semana pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e que o consumo de nozes, avelãs e pistache pode elevar os níveis de colesterol “bom”, o HDL.

Essas oleaginosas são capazes de proteger o organismo humano da ação de radicais livres. Fontes de vitamina E. Vale lembrar que as amêndoas e castanha-de-caju auxiliam no combate a inflamações e diminuem o risco de câncer.

Outros estudos já mostraram que o consumo de nozes e amendoins é benéfico no combate à obesidade. Não só não levam à esta condição, como seu consumo constante e controlado diminui risco de sobrepeso.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS