Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba quais alimentos você pode congelar sem alterar o valor nutritivo

Aprenda o jeito certo de congelar verduras, legumes a fim de garantir a durabilidade e preservar o sabor desses itens. Veja como!

Publicado

em

A praticidade é tudo, principalmente se você tem pouco tempo para preparar suas refeições. Sendo assim, vale congelar os alimentos, ideia simples que facilita significativamente a preparação de pratos, evitando, ainda, o desperdício de itens perecíveis.

Entre as vantagens dessa prática, é preciso destacar que alguns produtos precisam de cuidados especiais para serem preservados com segurança. É o caso dos legumes e verduras. Praticamente, todas as hortaliças podem ser congeladas.

O ideal é utilizar verduras e legumes congelados em preparações cozidas ou assadas. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.

Apesar de parecer uma tarefa bem simples, contudo, importante se atentar à forma de congelar esses alimentos corretamente, para garantir durabilidade e preservar sabor e valor nutritivo. Nesse sentido, acompanhe essas dicas.

Congelando verduras e legumes

Como mencionado anteriormente, a maioria dos legumes e verduras podem ser congelados. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. As exceções ficam a cargo dos vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião.

Pois bem, para começar, separe os legumes e verduras que deseja congelar, priorizando aqueles mais frescos e em boa qualidade. Lave bem os itens selecionados e descasque, corte ou retire talos e partes estragadas.

Feito isso, o segundo passo consiste em fazer o escaldamento, processo que contribui para o prolongando a vida útil do alimento.

Assim, mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por alguns minutos. Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumulem água durante o congelamento.

Você também pode optar por embalar os itens em recipientes com tampas herméticas, sejam eles de plástico ou vidro. Uma outra opção é utilizar sacos plásticos próprios para o congelador. Mas, lembre-se! É preciso retirar todo o ar possível na hora de fechar a embalagem!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS