Finanças
Saiba quais os descontos permitidos por lei no salário dos trabalhadores
Alguns descontos no salário do trabalhador são normais, e muitos já estamos acostumados a encontrar. Veja quais são os descontos permitidos.
Os trabalhadores possuem diversos direitos adquiridos e garantidos pela CLT. Um dos principais deles é o salário, que é o que motiva quem rala pelo seu sustento. Cada tipo de profissional recebe um valor mínimo ou um piso, porém, sempre ocorrem alguns descontos deste valor.
Alguns descontos são automáticos, e os trabalhadores já estão acostumados, mas quando há algum desconto diferente em sua folha de pagamento, pode bater aquele desânimo, ainda mais quando ele não está certo se aquele desconto é permitido ou não.
Trouxemos uma lista dos descontos que são permitidos pela lei no salário do trabalhador, para assim, você identificar descontos não legais caso venha a ter algum.
INSS
Este talvez seja o desconto mais conhecido pelos trabalhadores. Todo mundo que começa a trabalhar já sabe que terá o desconto do INSS, inclusive, ele é de extrema importância, já que garante direitos como aposentadoria, auxílio maternidade, auxílio doença, entre outros.
Vale Transporte
Os trabalhadores, que precisam receber vale transporte para ir trabalhar, tem 6% do salário descontado pela empresa mensalmente.
Vale alimentação
Esse valor pode variar de empresa para empresa, vai depender do valor diário do vale alimentação concedido pela empresa. Por lei, a empresa pode descontar até 20% do salário com esse benefício.
Imposto de Renda
O IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) é um desconto muito comum para os trabalhadores que precisam fazer a declaração, ele é feito conforme a faixa salarial de cada trabalhador.
Pensão alimentícia
Quando é feita de forma judicial, o valor pago ao alimentado é descontado em folha, diretamente do salário do trabalhador. O desconto é feito mensalmente e varia de acordo com o denominado pela justiça.
Faltas não justificadas
Se o trabalhador falta a um dia de trabalho e não apresenta atestado médico ou qualquer outro comprovante que justifique de forma legal aquela falta, o empregador tem direito de descontar um dia de trabalho de seu salário.
Plano de saúde, odontológico ou seguro de vida
Em caso destes tipos de benefícios, as empresas podem descontar um percentual do salário de seus funcionários, depende dos valores de coparticipação nos planos.
Adiantamento salarial
Às vezes, o trabalhador precisa de um adiantamento de salário, o famoso vale, e o empregador pode conceder, se for sua vontade. Sendo assim, ele pode ser descontado posteriormente.
Aviso prévio
Caso o trabalhador esteja se desligando ou sendo desligado da empresa, for combinado o aviso prévio, caso ele não cumpra, pode ter esse tempo descontado do acerto.

-
Tecnologia9 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia6 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo18 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?