Saúde
Saiba quais são as 5 doenças que te dão estabilidade temporária no trabalho
Segundo a CLT, demitir um trabalhador que sofre de doença grave sem justa causa é discriminatório. Entenda quais são essas doenças!
Você sabia que existe uma série de doenças que impedem que o trabalhador seja demitido? A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece todos os direitos e deveres dos trabalhadores brasileiros. De acordo com uma legislação prescrita na CLT, a dispensa do trabalhador que sofre de doença grave sem justa causa é discriminatória.
Nesse sentido, existem algumas doenças que atrapalham e até mesmo incapacitam um trabalhador de exercer suas atividades laborais. Caso a doença seja consequência de algum fator relacionado à atividade que o trabalhador exerce ou ao ambiente de trabalho, existe a possibilidade de conseguir um período de estabilidade, que impede que ele seja demitido.
Levando esse contexto em consideração, confira a lista de doenças que garantem ao trabalhador essa estabilidade temporária. Essa lista foi concedida pelo Ministério da Saúde e é usada na legislação. Nela estão dispostas as seguintes doenças relacionadas ao trabalho:
- Lesão por esforço repetitivo
Também conhecida como LER, essa lesão possui relação direta com a atividade laboral de uma pessoa, que pode ser compreendida como uma doença ocupacional. Essa lesão pode ser causada por movimentos repetitivos, tracionamentos, postura incorreta, içamento de pesos, entre outros.
Essa lesão ocorre gradativamente e pode passar despercebida durante os anos de trabalho, mas, quando é percebida, já existe um severo comprometimento da área afetada. Como resultado, o trabalhador pode possuir diversas consequências, como dor nos membros superiores, dificuldade de movimentação e redução da amplitude.
- Perda auditiva
A perda auditiva é muito comum entre os trabalhadores que estão constantemente expostos a ruídos no ambiente de trabalho. Essa perda pode ser temporária ou até mesmo definitiva.
- Câncer
O câncer é uma das doenças que podem influenciar muito na qualidade de vida do trabalhador. O câncer ocupacional pode ser adquirido por aqueles trabalhadores que estão expostos a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho. Essa doença pode atingir, por exemplo, os trabalhadores do campo que entram em contato constante com agrotóxicos.
- Transtornos psicossociais e mentais
Doenças como depressão, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade, e síndrome de Burnout, conhecida como síndrome do esgotamento profissional, também podem te impedir de ser demitido do trabalho por um certo período.
- Distúrbios osteomusculares
Esses distúrbios podem ser causados por conta de lesões nos músculos, tendões, articulações, entre outros membros que prejudicam o sistema osteomuscular.

-
Finanças18 horas atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Política2 dias atrás
Descubra o que é ‘agenda woke’ e por que Trump quer combatê-la
-
Finanças2 dias atrás
Três melhores carnes de 2ª que fazem um churrasco de 1ª
-
Bancos2 dias atrás
Quem pode usar as salas vips dos bancos em aeroportos?
-
Tecnologia1 dia atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mundo2 dias atrás
Estudo descobre quais são as 20 cidades mais poluídas do mundo
-
Política2 dias atrás
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
-
Mercado de Trabalho17 horas atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria