Conecte-se conosco

Economia

Saiba qual é o abono natalino que pode ser recebido pelos trabalhadores

Trabalhadores que possuem carteira assinada têm direito a receber um abono salarial. Saiba como receber esse dinheiro extra.

Publicado

em

Um dos direitos dos trabalhadores que têm sua carteira assinada é receber o abono salarial PIS/Pasep. No ano de 2022, ele já foi pago e pôde ser sacado até o dia 29 de dezembro.

No entanto, muitos trabalhadores já estão com os pensamentos no ano de 2023. Esse abono no ano que vem será ofertado para aqueles que trabalharam pelo menos 30 dias em 2021.

Entre os requisitos para receber esse benefício estão: ter recebido pelo menos dois salários-mínimos no ano de 2021 e estar cadastrado há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep em 2021.

Além disso, é necessário ter exercido atividades remuneradas para pessoas jurídicas por pelo menos 30 dias, sejam esses dias consecutivos ou não, levando em consideração o ano-base.

É importante lembrar que o repasse para trabalhadores privados e públicos será feito por entidades diferentes, sendo elas a Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse do PIS para os trabalhadores privados, e o Banco do Brasil, que faz o repasse do Pasep para os servidores públicos.

Quando será pago o abono?

O novo calendário de pagamentos deve ser liberado ainda em janeiro de 2023, isso segundo informações do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), responsável por organizar o repasse do PIS/Pasep.

Pelas novas regras, o abono deve ser pago aos trabalhadores entre janeiro e dezembro. Por esse motivo, o calendário deverá ser divulgado o mais rápido possível.

Como consultar o benefício?

É possível consultar se você tem direito ao benefício por telefone, discando 158. Também é possível fazer a consulta através do aplicativo da carteira digital de trabalho ou pela conta gov.br.

Já para os trabalhadores do setor privado, a consulta pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem e Caixa Trabalhador. Os números disponibilizados para a consulta via telefone é o 4004-0001, para capitais e regiões metropolitanas, e o  0800 729 0001, para quem reside no interior.

Agora, no aplicativo do FGTS é possível consultar cotas do PIS/Pasep e os respectivos valores. Também é possível consultar pessoalmente nas agências da Caixa Econômica Federal.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS