Economia
Salário-maternidade e pensão por morte podem ser solicitados em cartório?
Saiba mais sobre a medida que oferece a opção de solicitar ambos os benefícios em qualquer cartório de registro.
A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), junto com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deram início a uma parceria que promete facilitar o acesso a dois benefícios da autarquia: o salário-maternidade e a pensão por morte. Agora, o cidadão pode se dirigir ao cartório mais próximo e requerer os programas.
Leia mais: Vagas de emprego Stone: Contratações abertas em mais de 10 estados do país
A opção tem o intuito de facilitar a adesão pelos beneficiários que não contam com acesso à internet e não conseguem solicitar tanto o seguro-maternidade quanto a pensão por morte por meio do site Meu INSS. Trata-se de um projeto-piloto a fim de oferecer mais praticidade aos segurados do instituto. O prazo da medida é de 30 dias, inicialmente.
Solicitação dos benefícios
Hoje em dia, o número de Cartórios de Registro chega a 7.647 no país. Neles, o segurado do INSS poderá solicitar o salário-maternidade no ato de registro de nascimento da criança e a pensão por morte no ato de registro de óbito
Com os registros feitos, o cartório vai analisar o direito aos benefícios de forma direta nos sistemas do INSS para que seja realizada a homologação do direito de receber o respectivo benefício.
Apesar da iniciativa parecer positiva, de acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o órgão acredita que os cartórios não possuem habilidade técnica para se dispor das análises do salário-maternidade e pensão por morte.
Isso pode, a longo prazo, acabar gerando ações judiciais, pois existem casos de concessão mais complexos, como aquelas envolvendo união estável, homoafetiva, com filhos de outros relacionamentos, etc. Resumindo: que exigem análise pericial minuciosa. Mesmo com a crítica, o IBDP acha positiva a ação, visto que mais de 2 milhões de processos estão parados aguardando análise.
Por outro lado, se o cidadão não estiver seguro em solicitar alguns dos benefícios em cartório, ainda é possível solicitar pensão por morte e salário-maternidade através do site ou aplicativo Meu INSS. Outra opção é pela central telefônica 135.

-
Bancos22 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo1 dia atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo1 dia atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Bancos1 dia atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Bancos1 dia atrás
Golpe da selfie: como proteger suas finanças de fraudes bancárias
-
Finanças10 horas atrás
Posso deixar toda a herança para um único filho? Entenda as regras
-
Tecnologia1 dia atrás
Aprenda a liberar espaço no WhatsApp sem perder informações valiosas
-
Finanças2 dias atrás
Não lembra onde passou o cartão de crédito? Veja como descobrir pela fatura