Conecte-se conosco

Agronegócio

Santo remédio: conheça a espinheira santa, a famosa planta medicinal

Veja quais são as vantagens que a espinheira santa proporciona para a saúde e qual o melhor jeito de consumir a planta.

Publicado

em

Maytenus ilicifolia, popularmente conhecida como espinheira-santa, é uma planta medicinal nativa da região sul do Brasil, valorizada por suas propriedades medicinais eficazes. Seu nome tem relação com o aspecto de suas folhas, que apresentam espinhos nas extremidades. Além disso, a espinheira-santa é considerada por muitos “um santo remédio”, já que possui utilidades variadas. Assim, vale acompanhar as vantagens que a espinheira santa proporciona para a saúde e qual o melhor jeito de consumir a planta. Confira!

Benefícios

Auxilia na gastrite

A Espinheira Santa é reconhecida por diminuir a secreção de ácido clorídrico pelas células do estômago, tratando e atenuando a gastrite. Além disso, por contar com propriedades cicatrizantes, essa planta é considerada uma boa alternativa para reduzir as lesões ulcerosas no estômago.

Alivia gases

A planta contribui para paralisar as fermentações gastrointestinais e conta também com ação carminativa, favorecendo a redução dos gases.

Ajuda no trânsito intestinal

Outra peculiaridade da planta é que ela possui ação laxativa leve, podendo ajudar na melhora do funcionamento intestinal, sendo especialmente indicada para quem sofre com constipações e prisões de ventre.

Ajuda a perder peso

A Espinheira Santa promove benefícios para o processo de redução de peso, por contar com ação laxativa, diurética e por melhorar a digestão.

Como consumir

Essa planta medicinal normalmente é consumida em forma de chá ou em cápsulas. O preparo do chá é bem simples, bastando fazer a infusão da erva desidratada em água, coar e beber após as refeições.

No caso das capsulas, temos que a Espinheira Santa pode ser encontrada em farmácias de manipulação e também em casas de produtos naturais. Lembre-se de procurar orientação médica antes e evite possíveis contraindicações.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS