Conecte-se conosco

Saúde

Scooby dooby doo! Nos desenhos, o salsicha é divertido, mas no prato, ela pode acabar com a sua saúde!

Você deve saber que a salsicha é pouco saudável, mas sabe do que é feito esse alimento tão consumido por crianças e adultos. Será que comeria se soubesse?

Publicado

em

Um dos alimentos mais populares do mundo é a salsicha, além de ser também um dos mais antigos. Por ser um produto processado é considerado um dos vilões da alimentação saudável, podendo prejudicar a saúde cardíaca de quem o consome em excesso.

O que poucas pessoas realmente sabem como ela é produzida ou quais seus componentes. Continue a leitura!

A salsicha é produzida a partir, principalmente, da carne de aves, como frango, peru e galinha. O processo separa os ossos de todos os tecidos comestíveis que são processados juntos.

Alguns fabricantes utilizam uma pequena porcentagem de carne suína e bovina, porém, esse processo é mais difícil e custoso que o realizado somente com aves.

Todas as carnes processadas recebem um tratamento com nitrito de sódio para evitar a cor acinzentada e a geração de microorganismos como bactérias que aceleram a decomposição. A longo prazo, o consumo de embutidos com excesso de nitrito de sódio, pode aumentar o risco de ocorrência de câncer de intestino.

Uma avaliação realizada no Rio Grande do Sul com diversos embutidos — salsichas, mortadelas e linguiças — apresentou uma quantidade superior de nitrito de sódio à permitida pela legislação brasileira em apenas um quarto das amostras.

A consistência cremosa é conseguida a partir da água fluoretada, produto que tem seu consumo restrito para não causar danos à saúde das pessoas.

A maioria das salsichas é fabricada utilizando xarope de milho e todas as marcas utilizam fécula de batata com sal. Esse carboidrato de amido com 2% de sal descolorido quimicamente pode causar elevação da pressão arterial.

Já o carmine é uma espécie de alvejante especial, que “muda a aparência” dos produtos excessivamente processados para que não tenham uma aparência desagradável após todo o processo industrializado pelo qual esses embutidos passam.

Geralmente, após receber todas essas informações, muitas pessoas diminuem ou, até mesmo, param de consumir esses produtos processados.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS