Economia
Score da Serasa: Para que serve e como consultar e melhorar a pontuação?
Um baixo score na Serasa pode impedir a concessão de empréstimos, cartões de créditos e financiamentos. Saiba como melhorar o seu.
A qualidade da vida financeira de um cidadão depende basicamente da pontuação do seu score. Isso porque os empréstimos, créditos e financiamentos são concedidos mediante a avaliação desses pontos em órgãos como a Serasa.
Por meio dessa análise de pontos, a instituição que pode fornecer empréstimo, crédito ou financiamento consegue prever se aquele cidadão tem condições de pagar suas dívidas e quais as chances de inadimplência.
Atualização de dados, relacionamento financeiro com órgãos, empresas e instituições, histórico de dívidas e atraso no pagamento de contas são fatores levados em consideração. Estes, portanto, influenciam na pontuação do score.
O score pode ficar entre zero e mil pontos. Logo, quanto maior a pontuação, maiores são as chances de ter as solicitações concedidas pelas instituições financeiras. Cidadãos que têm até 300 pontos são vistos como um devedor em potencial. Entre 300 e 700 pontos, o risco de inadimplência é considerado médio.
Pontuações a partir de 700 revelam um risco baixíssimo de inadimplência. Então, caso você queira melhorar a qualidade de vida financeira e ter mais chances de financiamento, crédito e empréstimos, há algumas maneiras de aumentar seu score.
Por meio do Serasa Limpa Nome, é possível negociar dívidas com até 90% de desconto. A negociação de dívida é o mais importante a ser feito para que a pontuação do score seja elevada.
Pagar as contas na data de vencimento ajuda bastante na pontuação. Uma alternativa para não se esquecer disso é habilitar a opção de débito automático nas contas. Por outro lado, quando as dívidas são constantemente pagas à vista, pode prejudicar a pontuação.
O ideal é manter um equilíbrio entre pagamento à vista e pagamento no crédito. Dessa maneira, haverá uma movimentação de crédito, resultando, assim, em uma movimentação dos pontos.
O período de 12 meses de relacionamento com as empresas é exibido no Cadastro Positivo. Portanto, manter este cadastro ativo e, claro, com uma boa relação pode favorecer o aumento da pontuação.
Quando há uma busca “desesperada” por crédito, a pontuação do score pode diminuir. É importante solicitar o crédito sempre de maneira consciente. Por fim, os dados da Serasa devem ser atualizados diante de mudanças como endereço e número de telefone.
Através deste link é possível acessar sua pontuação do Score consultando o número do CPF. Confira a sua e, caso esteja baixa, aproveite para seguir as dicas citadas acima.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia19 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos11 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp