Conecte-se conosco

Agronegócio

Se a gente colhe o que planta, tenha sucesso na germinação de sementes

Conheça algumas dicas para germinar sementes de forma eficiente, criando um ambiente favorável para que a planta se desenvolva bem.

Publicado

em

A propagação vegetal por meio de sementes é um processo natural que ocorre de maneira espontânea na natureza, já que, as sementes simplesmente caem e ficam dormentes até que as condições de temperatura e umidade sejam favoráveis para começar o processo de germinação. 

Quando realizamos o plantio de alguma espécie fora de seu habitat por meio das sementes, o ideal é que criemos esse “ambiente favorável”, que vai fazer com que a planta se desenvolva e cresça.

O fato é que, existem algumas orientações a serem seguidas que facilitam significativamente o cultivo de qualquer espécie por meio de sementes, afinal, a germinação é a primeira etapa e também a mais importante. 

Antes de mais nada, é essencial que você avalie a procedência das sementes que serão usadas. Caso opte por comprá-las em lojas especializadas, escolha as de melhor qualidade. 

Além da qualidade e da procedência, existem outros fatores que são determinantes para que a germinação ocorra da maneira correta:

Temperatura

A germinação ocorre melhor em ambientes com temperatura entre 22°C e 25°C.

Umidade

Os níveis de umidade devem ser elevados, quebre a dormência da semente e coloque-a na água para facilitar o desenvolvimento de raízes.

Substrato

Depois que as raízes começam a aparecer, retire da água e coloque em substrato adequado, geralmente, em terra fértil e bem adubada. O brotamento da semente deve ocorrer de três a sete dias após a transferência para o substrato. 

Regas

Faça regas frequentes, especialmente nos primeiros dias. Depois que a planta estiver bem desenvolvida, diminua as regas de forma gradual.

Esses métodos funcionam para a grande maioria das sementes. Entretendo, é sempre bom procurar se informar acerca das principais propriedades e características da plantinha que você deseja cultivar, já que algumas espécies têm suas peculiaridades.

As principais causas para que o brotamento não aconteça, vão desde o clima, solo inadequado, falta de água e, até mesmo, ataque de pragas que inviabilizam a raiz. Se isso ocorrer, é necessário realizar toda a fase de germinação novamente. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS