Economia
Se as dívidas estão em atraso, ESTE é o limite para não sujar seu nome
O atraso das contas pode resultar em inadimplência no CPF do cidadão, mas existe um limite antes de sujar o nome que precisa ser considerado.
Com a inflação, os consumidores estão cada vez mais propensos ao acúmulo de contas atrasadas, infelizmente. O atraso com pagamentos pode resultar em pendências do consumidor com o Serasa e o SPC e, ao atingir o determinado limite de dívidas, o nome da pessoa é negativado.
Com o nome sujo, o consumidor fica distante de poder acessar alguns serviços oferecidos, pois o nome negativado deixa de ser apresentado como uma pessoa confiável pagamento das dívidas, já que isso influencia diretamente na aprovação do cartão de crédito e na liberação de empréstimos.
O score, como é conhecido, cai de forma automática quando o consumidor possui dívidas, o que afeta diretamente na vida financeira da pessoa.
Ao liberar um cartão de crédito, por exemplo, as empresas verificam o nome do consumidor no SPC para saber se aquela pessoa é vai cumprir com os pagamentos de forma correta.
Para que todas essas questões sejam evitadas, conheça o limite máximo de tempo que as dívidas podem atingir para não negativar o nome. Especialistas também recomendam as medidas necessárias para que o CPF esteja livre de pendências.
Por quanto tempo o nome pode ficar sujo?
A negativação ocorre de forma gradual, pois antes de comunicar ao Serasa, a empresa deve notificar o consumidor de que o nome está prestes a ficar inadimplente, isso acontece por e-mail, SMS ou cartas. Depois, após o cliente ser notificado, a empresa envia o nome para o SPC.
A empresa, depois da notificação, espera 10 dias para que o consumidor possa quitar a dívida. Após o prazo, o CPF será negativado no SPC.
Os prazos para a dívida negativada no CPF do consumidor vai depender das empresas que solicitaram o pagamento dos atrasados. Por conta disso, não há um prazo específico para que a negativação aconteça, pois pode demorar 24h para o nome ficar sujo como também pode durar meses.

-
Loterias1 dia atrás
Ganhador da Mega ainda não resgatou prêmio de R$ 1.418.495
-
Agronegócio16 horas atrás
O que atrai cobras para o quintal e como evitar visitas indesejadas
-
Saúde1 dia atrás
Falência de plano de saúde deixa beneficiários sem atendimento
-
Automobilística14 horas atrás
Encher o tanque até o limite pode custar caro: entenda os riscos
-
Finanças2 dias atrás
Participe do Leilão da Receita, que tem iPhone, PS4 e mais!
-
Curiosidades2 dias atrás
Tem brasileiro na lista! Veja os 5 diretores mais ricos do mundo
-
Tecnologia2 dias atrás
Deixar o carregador na tomada gasta energia? Veja riscos e cuidados
-
Empresas2 dias atrás
Mater Dei reporta lucro líquido de R$ 8,1 milhões no 4TRI24