Conecte-se conosco

Economia

Se Polônia e Hungria não aprovarem orçamento da UE até 3ª, documento será preparado sem eles, diz diplomata

Cenário alternativo significa preparar o fundo de recuperação de 750 bilhões de euros da UE para apenas 25 Estados membros.

Publicado

em

A União Europeia precisa saber a posição de Polônia e Hungria na segunda ou terça-feira sobre retirar o veto ao orçamento e fundo de recuperação da UE, caso contrário o bloco terá que aprontá-lo sem os dois países, antecipou um diplomata da UE.

Alvos de avaliação após prejudicarem a independência judicial e da mídia, Varsóvia e Budapeste estão bloqueando o orçamento e o fundo de recuperação por serem contra pegar o dinheiro condicional ao respeito ao Estado de direito e a normas democráticas.

“Precisamos ter um acordo de Hungria e Polônia até hoje ou amanhã no máximo. Se não tivermos, teremos que partir para o cenário B”, afirmou o diplomata.

Um segundo cenário significa preparar o fundo de recuperação de 750 bilhões de euros da UE para somente 25 Estados membros, sem Polônia e Hungria, para que outros recebam o montante necessário para apoiar sua economia em meio à crise causada pela Covid-19.

Se isso ocorrer, o próximo orçamento de longo prazo da UE, de 1,1 trilhão e euros, continuará bloqueado. O financiamento da UE ocorreria por meio de um orçamento provisório em 2021, o que limitaria os gastos em novos projetos e reduziria profundamente os fundos mesmo para os existentes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS