Economia
Sebrae mapeia marketplaces de maior relevância para empreendedores
Serviço de Apoio.
Vender produtos e serviços em marketplaces tornou-se uma estratégia promissora para manter a competitividade no mercado. Para ajudar os pequenos empreendedores a explorar as oportunidades desse ambiente digital, o Sebrae lançou um mapeamento inovador que identifica 157 marketplaces de maior relevância no Brasil, abrangendo 18 segmentos, como agronegócio, pet, casa e construção, entre outros.
Segundo Ivan Tonet, gerente de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, os marketplaces oferecem uma chance de diversificar as operações do negócio. Mesmo que uma empresa esteja funcionando bem e obtendo lucros satisfatórios, ter uma estratégia de expansão é essencial. Explorar novos canais de venda, como os marketplaces, pode abrir portas para atingir públicos que a empresa não conseguiria alcançar de outra forma.
Em Santarém, no Oeste do Pará, a Deveras Amazônia, uma pequena empresa que produz geleias, conservas e licores a partir de ingredientes da Amazônia, teve apoio do Sebrae para digitalizar seus processos durante a pandemia. A empresa aprendeu a vender online, cadastrar produtos em plataformas virtuais e criar um catálogo online para divulgação.
- Mapeamento Completo, aqui.
Sebrae
Além disso, a Deveras Amazônia entrou no marketplace do Mercado Livre, o que possibilitou a venda para outros estados e a participação no Programa Empreender com Impacto + Biodiversidade do próprio marketplace. Isso resultou em apoio adicional, incluindo taxas reduzidas, devido ao foco da empresa na biodiversidade dos biomas brasileiros.
Valéria Moura, CEO da Deveras Amazônia, relata que a parceria com o Mercado Livre ajudou a superar desafios logísticos. “Com a abertura de uma filial em São Paulo, o Mercado Livre coleta e entrega nossos produtos, permitindo que clientes na cidade recebam seus pedidos em até 24 horas e com frete mais acessível”, explica. Ela também destaca a importância de monitorar a demanda para manter o estoque adequado e preservar a reputação da empresa na plataforma.
Atualmente, 15% das vendas da Deveras Amazônia ocorrem através do Mercado Livre. A empresa tem buscado parcerias estratégicas com restaurantes e chefs renomados, como o chef Saulo Jennings, da Casa do Saulo, e a rede de restaurantes asiáticos Gurumê, com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Mapeamento
O mapeamento oferece uma ficha detalhada para cada marketplace, contendo informações sobre custos, formas de cobrança, pré-requisitos, critérios de avaliação e o processo para se tornar um vendedor. Isso permite que os empreendedores escolham a plataforma mais adequada para seu negócio.
Exemplos de Marketplaces Mapeados
- Varejo: Amazon, Mercado Livre, Americanas.com
- Alimentos e Bebidas: iFood, Rappi, Zé Delivery
- Moda: Dafiti, Renner, Netshoes
- Casa e Construção: Leroy Merlin, Madeira Madeira, Mobly
(Com Agência Sebrae).
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas19 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Empresas2 dias atrás
Grande cervejaria encerra atividades e anuncia demissões em massa
-
Mega-Sena2 dias atrás
Mega da Virada: o que dá para fazer com os R$ 600 milhões do prêmio?
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica