Conecte-se conosco

Curiosidades

Segredos da natureza: Por que é tão difícil encontrar animais de coloração azul?

Você já se perguntou o motivo de existem poucos animais azuis na natureza? Se sim, acompanhe o artigo para o entender o porquê.

Publicado

em

Se olharmos ao nosso redor, encontraremos uma variedade de cores a nossa volta. No entanto, o azul é uma das cores mais presentes em nossa rotina. Ao olharmos para o céu, poderemos enxergar o azul límpido. O mesmo acontece com a água dos rios e oceanos.

Porém, você já parou para pensar sobre o motivo de não existirem tantos animais de coloração azul? Há uma explicação um tanto quanto simples para isso, por isso continue lendo a matéria para entender e desbravar os mistérios do reino animal.

Onde estão os animais de coloração azul?

De fato, a explicação não é tão complexa quanto parece, pois está relacionada à maneira como o tom azul é desenvolvido e notado pelos demais seres vivos presentes na Terra. A grande parte das cores presentes nos animais é originada por determinados pigmentos.

Esses pigmentos nada mais são do que substâncias químicas capazes de absorver determinadas frequências de luz e refletir outras. Como exemplo podemos citar a melanina, que é responsável pela cor preta e marrom em inúmeros mamíferos.

Por outro lado, temos a eumelanina, que gera a coloração avermelhada ou castanha encontrada em diferentes espécies de pássaros. Sendo assim, podemos concluir que a produção do pigmento azul é algo muito raro na natureza.

Existem poucos animais azuis no meio ambiente, o que os torna limitados e únicos. Para compreender mais afundo essa excentricidade, é preciso adentrar no campo biológico em busca de respostas para entender sobre a evolução dos múltiplos animais.

Por que o pigmento azul é escasso na natureza?

Uma das principais formas de obter a cor azul é através da estrutura microscópica presente nas escamas, pelos e penas dos animais. Essas estruturas têm a capacidade de refletir seletivamente a luz. Ao absorver as frequências de outras cores, essa estrutura microscópica reflete o tom azul.

A obtenção do azul requer um intrincado de fatores, por isso é tão complexo e raro. Se um dia você ver um animal azul de perto, garanta uma foto para recordação, pois pode ser difícil encontrar outro depois.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS