Conecte-se conosco

Curiosidades

Segredos sobre o planeta podem ser desvendados por meio de um ser vivo inusitado

A Terra já passou por grandes mudanças desde o seu surgimento. Já imaginou se uma testemunha desses eventos ainda estivesse presente nos dias de hoje? Pois saiba que isso é possível.

Publicado

em

As árvores estão entre as primeiras formas de vida a surgirem no nosso planeta, e algumas espécies possuem uma longevidade secular que faz inveja a qualquer ser humano.

Porém, existem aquelas que já estão por aqui há mais tempo do que poderíamos imaginar. Esse é o caso de Gran Abuelo (bisavô), um exemplar situado em uma floresta no sul do Chile. Segundo os cientistas, o poderoso vegetal pode ter mais de 5 mil anos.

Até o momento atual, o título de árvore mais antiga do mundo pertence a Matusalém, um pinheiro de 4.850 anos plantado da Grande Bacia, encontrado na Califórnia (EUA).

Tal interesse pela idade de um tronco pode parecer exagero e perda de tempo, mas por meio de estudos da sua estrutura, os pesquisadores podem entender mais sobre a história do nosso planeta e suas mudanças climáticas.

Atualmente, o “bisavô” está localizado em uma floresta na região sul de Los Rios, a 800 km da capital do país, Santiago.

Cientistas entusiasmados

A história desse ancião do reino vegetal é bastante interessante, o exemplar foi descoberto pelo guarda florestal Aníbal Henriquez, enquanto fazia uma patrulha em 1972.

Inicialmente ele manteve segredo sobre o achado, pois sabia que era valioso e que pessoas gananciosas poderiam querer destruir a árvore para usar a madeira. Atualmente, o seu sobrinho Jonathan Barichivich é um dos cientistas que estudam a espécie e ajudam a preservá-la.

Em 2020, Barichivich conseguiu extrair uma amostra do “bisavô” e, mesmo utilizando a furadeira manual mais longa já feita, não conseguiu que a broca de metal chegasse ao centro do tronco.

Utilizando um modelo preditivo de cálculo, conseguiu-se estimar que o material coletado tenha 2.400 anos. Mas Barichivich revela que “80% das trajetórias possíveis mostram que a árvore teria mais 5 mil anos“.

Tal pesquisa conduzida pelo chileno gerou bastante euforia na comunidade científica mundial, e ele espera logo publicar mais resultados sobre seus estudos. Mais do que um remanescente de um passado esquecido, Gran Abueloé um símbolo de orgulho e resistência para o Chile!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS