Conecte-se conosco

Agronegócio

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa em Goiás começa na próxima segunda-feira (1º)

Pecuaristas têm até 7 de dezembro para declarar imunização do rebanho

Publicado

em

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros 2021 começa na próxima segunda-feira, 1º, e vai até o dia 30 de novembro. Os pecuaristas têm até o dia 7 de dezembro para comprovar o rebanho existente e a imunização por meio da “Declaração de Vacinação e Rebanho – Etapa Novembro 2021”.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Tiago Mendonça, a medida garante a a zona livre da doença no país. “Foi por meio dela que conseguimos erradicar a febre aftosa do Estado. Goiás hoje é referência mundial em qualidade da carne e sanidade animal. Para isso precisamos manter o empenho na imunização completa dos nossos rebanhos. O produtor entende a importância desta medida, tenho certeza de que vamos colher novamente um grande resultado”, afirma.

A “Declaração de Vacinação e Rebanho – Etapa Novembro 2021” deve ser feita preferencialmente no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás no site da Agrodefesa. Durante o período de vacinação, apenas propriedades regulares quanto à Declaração de Rebanho e Vacinação junto à Agrodefesa poderão emitir GTAs. Para isso, o destinatário também precisa estar regularizado. A Portaria traz, por fim, a proibição de leilões de animais bovinos e bubalinos no dia 31 de outubro de 2021.

A imunização contra febre aftosa é obrigatória para bovinos e bubalinos de até 24 meses em todo o Estado. Já a vacinação contra raiva dos herbívoros é obrigatória para bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos de até 12 meses nos municípios considerados de alto risco para a doença.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS