Conecte-se conosco

Economia

Segundo pesquisa da XP, 56% dos parlamentares apoiam a reforma tributária

Para 42% dos 146 deputados entrevistados, incluindo oposição, Renda Brasil deve se tornar norma até o final de 2020.

Publicado

em

Câmara dos Deputados

Em pesquisa, realizada pela XP Investimentos, entre os dias 20 e 31 de julho, com 146 parlamentares da Câmara dos Deputados, foi constatado o grande índice de aprovação da proposta de reforma tributária do governo. Entre os entrevistados, 56% deles acreditam que a reforma tributária tem altas chances de ser aprovada na Câmara e no Senado até o final deste ano, e 42% são favoráveis ao Renda Brasil como norma ainda em 2020.

Com exceção dos deputados da oposição, o percentual da reformulação do sistema tributário do governo sobe para 59%, ao passo que o do Renda Brasil decresce para 40%.

De acordo com os detalhes de cada proposta, os representantes acham mais oportuno a unificação dos tributos federais Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Imposto sobre os Produtos Industrializados (IPI), sugerida pelo governo federal, totalizando 77% de apoio.

Por outro lado, a unificação mais ampla, que estende aos tributos estaduais e municipais, como é o caso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviço (ISS) é favorável a 59%.

Ainda sobre as temáticas presentes na reforma tributária, a tributação de dividendos com redução de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) conta com a aceitação de 57% do grupo, sendo apenas 1% da oposição. Já para o imposto sobre transações, apenas 20% estão ao lado, desses, 5% fazem parte da oposição. Os números crescem para 32% caso as quantias sejam empregues na desoneração da folha ou em prol do Renda Brasil.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS