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Seguro-desemprego 2023: confira os novos valores após reajuste

Os novos valores para 2023 foram baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que encerrou o último ano em 5,93%.

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O seguro-desemprego é um benefício previdenciário pago pelo governo brasileiro a trabalhadores que perdem o emprego de forma involuntária, ou seja, sem ter causado a sua própria demissão. Ele tem como objetivo garantir uma renda temporária para o trabalhador e ajudá-lo a se manter enquanto procura um novo emprego.

Em 2023, com o reajuste do salário mínimo, os novos valores para pagamento devem ser de, no mínimo, R$ 1.302, e o teto deve ser de R$ 2.230,97. Saiba mais sobre esse benefício.

Novos valores para 2023

Os novos valores para 2023 foram baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O último ano foi encerrado com percentual em 5,93%. Cada faixa salarial possui uma métrica diferente para o cálculo da parcela. Confira.

  • Para os trabalhadores que ganham até R$ 1.968,36: o benefício deve ser o valor do salário multiplicado por 0,8;
  • Para os trabalhadores com pagamentos entre R$ 1.968,37 e R$ 3.280,93, primeiro multiplica-se a parte do salário maior que R$ 1.968,36 por 0,5, e, em seguida, adiciona-se R$ 1.574,69;
  • Trabalhadores que recebem acima de R$ 3.280,93 terão a parcela máxima de R$ 2.230,97.

Quem tem direito a receber os seguro-desemprego?

Para requerer o seguro-desemprego, o trabalhador deve estar cadastrado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e ter trabalhado por, no mínimo, 12 meses nos últimos 18 meses antes da demissão.

Também é necessário comprovar que perdeu o emprego sem justa causa e não pode ser beneficiário de outro programa de renda, como aposentadoria ou pensão.

Como solicitar o seguro-desemprego?

Para solicitar o seguro-desemprego é simples e você pode fazer isso de diversas formas:

  • baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS);
  • ligue para a Superintendência Regional do Trabalho do seu estado;
  • ligue para o número do Alô Trabalho: 158;
  • compareça em uma das unidades das Superintendências Regionais do Trabalho; ou
  • acesse o portal do governo: gov.com.br.

 Documentos necessários para solicitar o benefício

  • número de requerimento do seguro, entregue pelo empregador na demissão;
  • número do Cartão do PIS-Pasep;
  • extrato atualizado ou cartão do cidadão;
  • carteira de trabalho;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
  • documento de identificação, como RG, CNH, passaporte ou certificado de reservista;
  • três últimos contracheques referentes aos meses anteriores aos da demissão;
  • extrato do FGTS;
  • comprovante de residência.

 

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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