Conecte-se conosco

Economia

Selic deve chegar a 9,5% em 2022 com PEC dos precatórios e reforma do IR, diz XP

Reformas previstas pelo governo terão reflexos na política monetária e poderão elevar a Selic a 9,5% no próximo ano.

Publicado

em

Selic

Se o Congresso Nacional aprovar a PEC dos Precatórios e a reforma do Imposto de Renda e dos dividendos, a Selic (taxa de juros básica do país) deve chegar a 9,5% em 2022, afirma a equipe da XP. Segundo os especialistas, a política fiscal mais expansionista vai impactar a inflação e a política monetária, pressionando ainda mais taxa de câmbio já depreciada.

Leia mais: Como autorizar o saque do auxílio emergencial na lotérica pelo Caixa Tem?

“Apesar da melhora recente na perspectiva fiscal, o Brasil continua com uma dívida bastante alta e uma estrutura de gastos engessada. É um equilíbrio tênue. O que poderia desequilibrar é justamente a fragilidade fiscal somada ao fato de que já estamos chegando, em termos de consumo, a um nível próximo do potencial”, disse o economista-chefe da XP, Caio Megale, ao Valor Econômico.

A publicação destaca a forte pressão sobre a política monetária, afirmando que as medidas em discussão no Congresso “podem tornar a política fiscal mais expansionista – e menos sustentável – do que o contemplado em nosso cenário base”.

O economista-chefe do BTG e ex-secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, ainda lembra que as discussões sobre as mudanças no pagamento dos precatórios agora faz parte do debate sobre um espaço no Orçamento para encaixar o novo Bolsa Família.

“Assim, um debate legítimo passou a ser cada vez mais percebido como uma tentativa de simplesmente aumentar o espaço fiscal para maiores gastos públicos em um ano eleitoral, o que aumentou o risco fiscal e a volatilidade no preço dos ativos domésticos”, apontou Almeida.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS