Conecte-se conosco

Tecnologia

Sem mais cache: Google remove ferramenta antiga de busca. Como fica agora?

Com as melhorias na velocidade da internet atualmente, a equipe do Google viu que era hora de remover os links para visualizar páginas armazenadas no cache. Entenda!

Publicado

em

O Google decidiu descontinuar uma funcionalidade bastante conhecida em suas buscas, que eram os links para visualizar páginas armazenadas no cache. Essa ferramenta era útil, especialmente quando a internet não colaborava muito, pois permitia ver o conteúdo das páginas da web como o Google as havia salvado anteriormente.

A notícia veio à tona no dia 1º de fevereiro, através de um post no X, a plataforma que antes era conhecida como Twitter. Um representante do Google confirmou a retirada desse recurso, explicando que a ideia original era facilitar o acesso às páginas em momentos em que carregar um site era um desafio. No entanto, com as melhorias na velocidade da internet atualmente, a equipe do Google viu que era hora de dizer adeus a ele.

Antigamente, esse recurso não só ajudava a carregar sites mais rápido, mas também funcionava como uma espécie de plano B para acessar conteúdos de páginas web. Era bastante útil para confirmar a autenticidade de um site, verificar problemas de SEO ou até para checar se houve alguma alteração no conteúdo de uma página.

Para acessar a versão em cache, bastava clicar no menu de três pontos ao lado do link desejado. Agora, esse menu oferece apenas informações da Wikipédia sobre o site.

O que vem por aí?

Em substituição ao link de cache, o Google está planejando adicionar um atalho para o Internet Archive, um projeto que também armazena versões de páginas da web. No entanto, essa mudança ainda está em fase de planejamento e não tem data definida para acontecer.

O porta-voz do Google destacou que a inserção do atalho para o Internet Archive é algo positivo, mas ainda depende de um acordo que beneficie ambas as partes. Vale ressaltar que o Internet Archive tem uma proposta diferente e que a parceria poderia levar muito mais tráfego para o projeto.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS