Economia
Sentimento econômico na zona do euro tem queda em novembro com 2ª onda da pandemia
Queda no sentimento, que foi de 87,6 pontos no período, foi alimentada pelo recuo da confiança no varejo, serviços e entre consumidores.
O sentimento econômico na zona do euro caiu pela primeira vez em novembro após sete meses de alta, à medida em que uma segunda onda de Covid-19 afetou o continente. Com isso, houve uma pressão na confiança em todos os setores, particularmente aqueles mais afetados pelos lockdowns, tais como serviços e varejo.
De acordo com a pesquisa mensal da Comissão Europeia, o sentimento nos 19 países que usam o euro recuou a 87,6 pontos em novembro ante 91,1 em outubro. A expectativa do mercado era de 86,5 pontos no período.
O levantamento é realizado, em geral, nas duas a três primeiras semanas do mês, o que significa que estão relacionadas ao humor após uma série de lockdowns terem sido anunciados no bloco, incluindo nas duas maiores economias da zona do euro, Alemanha e França.
“Após a recuperação parcial do sentimento entre maio e setembro e os movimentos em outubro, a queda é a primeira desde que o sentimento caiu com força na primeira onda de Covid-19”, afirmou a Comissão Europeia em seu relatório.
A comissão acrescentou ainda que a queda no sentimento foi alimentada pelo recuo da confiança no varejo, serviços e entre consumidores. Já o sentimento na indústria e construção não teve reduções significativas.
O sentimento entre os consumidores caiu a -17,6 em novembro de -15,5 no mês anterior, em linha com a preliminar divulgada na última semana.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia9 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política12 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira