Ações, Units e ETF's
Sentimento em relação à Bolsa segue negativo, mostra pesquisa XP com assessores
Em relação aos riscos, o político e o fiscal continua no radar
O sentimento em relação à Bolsa de Valores no Brasil segue negativo em novembro, mostra pesquisa da XP Investimentos com assessores.
De acordo com o levantamento, em novembro, o percentual dos assessores que disseram que seus clientes visam diminuir a alocação em Renda Variável recuou em -9p.p. M/M, mas ainda se mantém em um patamar elevado de 49%.
Também disse que os investidores interessados em manter seus investimentos em nessa classe de ativos ficou em 40%, um aumento de +8p.p. M/M, e apenas 11% dos clientes pretendem aumentar seus investimentos na classe de ativos, +1p.p M/M.
E acrescentou que os investimentos que os assessores e seus clientes se mostraram mais interessados foram: 1) Tesouro Direto e Renda Fixa (75%, +2p.p. M/M); 2) Investimentos Internacionais (62%, -6p.p. M/M); 3) Fundos de Renda Fixa (48%, -2p.p. M/M); 4) Criptoativos (43%, +3p.p. M/M) ), 5) Fundos Imobiliários (26%, -6p.p. M/M); 6) Fundos Multimercado (16%, -6p.p. M/M ); 7) Fundos de Renda Variável (11%, +1p.p. M/M); e 8) Ouro (4%, -4p.p. M/M).
XP – Bolsa
Ainda de acordo com o levantamento, porém, em relação aos riscos, o destaque continuou sendo o risco político e fiscal no Brasil, chegando a 78%. A alta da taxa Selic inflação foi vista como o segundo maior risco em 10%, seguido da alta da inflação com 8% e desaceleração global em 4%.
Em novembro, os assessores e seus clientes ficaram mais cautelosos em relação à Bolsa. Neste mês, a maioria dos assessores, 49% deles, acreditam que o Ibovespa ficará entre os 110.000 e 120.000 pontos ao final de 2021, enquanto que 34% deles acreditam que o Ibovespa ficará abaixo de 110.000 pontos ao final de 2021. A média de palpites calculada foi de 112.585 pontos, uma diminuição de -5,8% em relação ao mês anterior (119.533 pontos na pesquisa passada).
Renda Variável
Segundo os assessores, 49% da alocação de seus clientes encontra-se abaixo da média histórica, um aumento de +12p.p. em relação ao mês anterior e a maior alta da série histórica.
Na outra ponta, a alocação em renda variável acima da média histórica caiu para 10% dos clientes de varejo, o que representa uma queda de -3p.p. em relação ao mês passado, quando era 13%, e constitui como o menor valor desde o início da nossa pesquisa.
A alocação dos clientes está em linha com a média histórica em 36% dos casos, representando +1p.p. M/M.
A pesquisa mostra, ainda, que o percentual dos que visam diminuir seus investimentos em Renda Variável diminuiu, mas ainda continua em alta. Em novembro, o indicador recuou -9p.p. M/M para 49%.
Enquanto isso, os investidores interessados em manter seus investimentos em nessa classe de ativos ficou em 40%, um aumento de +8p.p. em relação a outubro. E apenas 11% dos clientes pretendem aumentar seus investimentos na classe de ativos, aumento de +1p.p em relação ao mês anterior.
Criptoativos
Segundo o levantamento, além de Renda Variável, as classes de ativos que os assessores e seus clientes se mostraram mais interessados foram: 1) Tesouro Direto e Renda Fixa (75%, +1p.p. M/M); 2) Investimentos Internacionais (62%, -6p.p. M/M); 3) Fundos de Renda Fixa (48%, -2p.p. M/M); 4) Criptoativos (43%, +3p.p), 5) Fundos Imobiliários (26%, -6p.p. M/M); 6) Fundos Multimercado (16%, -3p.p. M/M ); 7) Fundos de Renda Variável (11%, +1p.p. M/M); e 8) Ouro (4%, -4p.p. M/M).
Nesse mês, o destaque continuou sendo o alto interesse em Tesouro Direto e Renda Fixa e Investimentos Internacionais. Essas mudanças podem ser explicadas por fatores como o aumento da taxa de juros Selic, tornando a Renda Fixa mais atrativa, bem como o movimento de queda na Bolsa por conta do aumento na percepção de riscos políticos e fiscais domésticos.
“Pela segunda vez, adicionamos Criptoativos na pesquisa, na qual assessores e clientes demonstraram interesse de 43% nessa classe de ativos, um aumento de +3.p.p em relação ao mês anterior – maior aumento de interesse nesse mês”, destacou.

-
Tecnologia2 dias atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Finanças2 dias atrás
Você pode ter grana esquecida no FGTS e nem sabe! Veja como consultar
-
Tecnologia1 dia atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Fundos Imobiliários - FII's2 dias atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Bancos18 horas atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Finanças2 dias atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades21 horas atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil