Conecte-se conosco

Automobilística

Será que Dirigir Descalço e Sem Camisa Pode Gerar Multas? Saiba Mais

Antes de sair por aí dirigindo de chinelo ou sem camisa, saiba quais são as regras e multas que podem pesar no seu bolso e nos pontos da sua carteira.

Publicado

em

Planejando pegar a estrada no fim do ano? É bom ficar de olho em algumas regras de trânsito que talvez você não conheça, mas que podem acabar em multas e pontos na sua CNH. Com o calor batendo à porta, muitas pessoas preferem dirigir de forma mais confortável, mas é importante saber o que é permitido ou não quando se trata de calçados e vestimenta.

Calçados: o que você deve saber

Se você gosta de dirigir de chinelo ou de qualquer calçado que não fique firme no pé, tenha cuidado! De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa prática pode render-lhe uma multa média.

Isso ocorre porque calçados como chinelos podem comprometer o uso dos pedais e, consequentemente, a segurança. A penalidade para essa infração inclui:

  • 4 pontos na CNH
  • Multa de R$ 130,16

Mas então, o que calçar? Prefira sapatos que envolvam o calcanhar e fiquem bem presos aos pés, como tênis e sapatos fechados, ou até mesmo dirija descalço, que, por incrível que pareça, não é proibido.

Evite usar chinelos, sandálias soltas e sapatos de salto alto ou bico fino, pois eles podem atrapalhar na hora de controlar os pedais.

E sobre dirigir sem camisa?

Quanto a dirigir sem camisa, não há problema algum segundo o CTB. Não existe nenhuma regra específica que proíba essa prática. No entanto, isso não significa que outras atitudes relaxadas ao volante não possam trazer problemas.

Uma coisa é certa: suas mãos devem estar no volante. O CTB considera infração média se você não mantiver o controle adequado do veículo, o que inclui tirar as mãos do volante para realizar outras atividades, como comer, se maquiar ou fumar enquanto dirige.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista deve retirar uma das mãos do volante apenas para realizar ações específicas, tais como sinalizar mudanças de direção, trocar marchas ou manusear equipamentos do veículo.

Então, antes de sair por aí dirigindo de chinelo ou sem camisa, lembre-se das regras e das multas que podem pesar no seu bolso e nos pontos da sua carteira. A regra é clara: priorize a segurança e a aderência aos regulamentos de trânsito para evitar problemas e garantir uma viagem tranquila.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS