Finanças
Será que é possível conseguir um empréstimo mesmo com o nome negativado? Confira aqui!
Ter o nome sujo é um grande problema para conseguir empréstimos. No entanto, não é uma tarefa impossível.
Devido à pandemia da covid-19 e o conflito que se desencadeou no dia 24 de fevereiro de 2022 no leste europeu entre a Rússia e a Ucrânia, o mundo todo passou por uma crise financeira. Nesse cenário, o Brasil não ficou de fora e vem se recuperando aos poucos dos impactos que assolaram a população brasileira, mas, uma das consequências disso são as inúmeras pessoas que acabam ficando com o “nome sujo“, ou seja, negativadas.
Nessa perspectiva, é importante destacar que esta negativa é um problema grande. Em alguns casos, ter uma compra negada ou um empréstimo pode ser ser um transtorno gigantesco. Além disso, é preciso ter capital para iniciar um negócio e tentar se reerguer. No entanto, para os negativados, essa pode ser uma tarefa bem difícil.
De acordo com um levantamento que foi feito pela Serasa, 27,82% das dívidas estão concentradas no segmento de bancos/cartões. Além disso, seguem as dívidas atreladas a contas básicas, como água, luz e gás, com 22,59%, e varejo, com 12,48%. A faixa etária dos inadimplentes é: até 25 anos: 12,5%; de 26 a 40 anos: 35,2%; de 41 a 60 anos: 34,8%; mais de 60 anos: 17,5%.
Existe a possibilidade de conseguir um empréstimo sendo negativado?
A realidade é que, mesmo com a criação de sistemas que visam coibir novos empréstimos para pessoas negativadas, existe sim a possibilidade de conseguir empréstimos mesmo estando com o nome sujo. Porém, é preciso esclarecer que há condições adequadas para que isso ocorra. Não é uma prática simples no mercado, e uma das formas mais comuns para conseguir empréstimos sendo negativado é fazer um empréstimo consignado.
Os empréstimos consignados funcionam da seguinte forma: o valor da parcela que foi negociada para o empréstimo é debitada diretamente da sua conta bancária todos os meses. Essa modalidade impede que o sujeito inadimplente não cumpra com a sua dívida. Portanto, essa é uma boa chance de conseguir empréstimo mesmo com o nome sujo.
Por fim, importante mencionar que também existem muitas fintechs no Brasil que foram autorizadas pelo Governo Federal para poder emprestar dinheiro para negativados sem cobranças de juros abusivos, então, se pesquisar direitinho, há alternativas para todo mundo colocar sua vida financeira em ordem.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga