Conecte-se conosco

Agronegócio

Setor cafeeiro mira crédito de R$ 1 bi do Funcafé

Geadas afetaram produção no país e produtores buscam apoio e recursos

Publicado

em

Os prejuízos causados pelas geadas de julho continuam refletindo no setor cafeeiro. O Conselho Nacional do Café (CNC) espera que haja a destinação de 1 bilhão de reais em financiamentos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para produtores afetados pela alteração climática.

Apesar da previsão, os valores seguem em negociação. Um encontro realizado nesta terça-feira para discutir a demanda contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e de representantes do Ministério da Economia. Na próxima sexta-feira, será realizada uma reunião do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) para que a proposta seja discutida.

Se aprovada, ela será encaminhada para voto ao Conselho Monetário Nacional (CMN) para deliberação. “Queremos colocar os recursos nas mãos dos produtores na maior brevidade possível”, informou o presidente do CNC, Silas Brasileiro.

As baixas temperaturas do último mês podem ter atingido até 200 mil hectares cultivados com café arábica. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), isso corresponde a 11% do total da área destinada à cultura no país.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS