Conecte-se conosco

Saúde

Alerta do corpo: sinais de que o açúcar em excesso é seu inimigo!

Presente nos mais diversos alimentos, o açúcar em excesso faz muito mal. Descubra os sinais que o corpo dá quando o consumo é prejudicial.

Publicado

em

A recomendação para um estilo de vida mais saudável inclui evitar o excesso de açúcar na alimentação. Mas, muitas vezes, o consumo acaba acontecendo por desatenção aos ingredientes dos produtos superprocessados que compramos.

A maior parte dos alimentos contém quantidades mesmo que pequenas de algum tipo de açúcar, por isso evitar o seu excesso pode ser um grande desafio.

O açúcar é um dos grandes responsáveis pelo crescimento de casos de doenças como diabetes e obesidade, além de agravar o quadro de diversas outras enfermidades.

O nutrólogo Rogério Marques avalia que não existe uma quantidade de açúcar que possa ser consumida com segurança sob todos os aspectos da saúde.

O açúcar pode causar uma falsa sensação de saciedade e de que estamos nutridos, já que as células do corpo precisam de outros nutrientes. Sua presença no corpo afeta negativamente o sistema imunológico e pode causar inflamações.

Alguns sinais podem ser percebidos quando o corpo está com açúcar demais e você pode se atentar a eles. Vamos dar a você algumas dicas de como percebê-los.

O primeiro sinal pode ser percebido na mudança de humor. Muitos nutrientes são absorvidos pelo intestino. Quando essa função sofre interferência, alguns hormônios liberados que controlam o humor podem não estar presentes na quantidade correta.

A inflamação causada pela presença excessiva do açúcar pode provocar o surgimento de espinhas e pelos encravados, além de provocar a baixa produção de colágeno e elastina.

Problemas como cáries já são bem conhecidos por quem exagera no açúcar, mas a substância também pode afetar a flora bucal e provocar mau hálito.

Além de afetar a liberação hormonal do intestino, o açúcar pode afetar suas funções básicas de absorção de nutrientes e excreção, ocasionando constipação e diarreia.

O processo inflamatório também interfere no seu sono. Como o corpo não renova adequadamente suas células quando você está descansando, você tem menos energia mesmo após uma noite de sono.

Por último, o açúcar não supre todas as necessidades nutricionais que o corpo precisa, então, a tendência é um aumento no apetite, já que o organismo precisa compensar a falta de nutrientes pedindo mais comida.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS