Conecte-se conosco

Curiosidades

Seu grampeador de papel tem uma função extra muito útil que você não conhece

Um grampeador pode ter mais de uma função e fazer mais do que unir papéis. Saiba qual é essa utilidade extra.

Publicado

em

O grampeador de papel é um objeto de uso cotidiano para muitos brasileiros, especialmente em escolas, escritórios e algumas casas. Embora seja mais utilizado para fixar duas ou mais folhas, ele pode ser aproveitado de outras formas.

Você deve ter um grampeador em casa, seja ele grande ou pequeno, de cor neutra ou colorido. Esse aparelho funciona colocando pressão sobre o grampo para que ele se fixe de forma a unir as folhas, que ficam completamente presas umas às outras.

Mas, provavelmente, você não conhece a segunda função que ele tem e que costuma passar despercebida pela maioria das pessoas. O uso alternativo está relacionado à parte do objeto que se chama “bigorna” ou “placa de metal”. Essa é a área onde se coloca o papel que será grampeado. Veja como utilizá-la.

Utilidade da bigorna

Você já deve ter reparado a bigorna vem com duas espécies de gravuras. Elas servem para alterar a forma como o grampo, após passar pela folha, irá se prender. Ou seja: os grampeadores têm mais de uma maneira de juntar os papéis.

Mas qual a utilidade de cada uma delas? A primeira, que é mais usada por todos, é a que fecha as “pernas” do grampo para o lado de dentro. É a forma mais comum e observada no dia a dia.

A outra configuração, por sua vez, faz com que as “pernas” fiquem para o lado de fora. Dessa forma, caso seja necessário, é mais fácil soltar as folhas novamente para adicionar outra ou, quem sabe, mudar sua ordem.

É importante ressaltar que existem diferentes modelos de grampeador, e em alguns deles bigorna pode não girar. Neste caso, basta empurrá-la para ativar a outra função. Além disso, certos tipos de aparelho podem não oferecer as duas funções.

Também há grampeadores com outras facilidades, como base de borracha para fixar melhor e não arranhar a superfície onde ele está.

E aí, você sabia que existem dois modos de grampear papel? Agora não precisa mais sofrer tentando abrir o grampo caso tenha grampeado errado, já que é só utilizar a outra função.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS