Saúde
Shampoos a seco são recolhidos pela Unilever por contaminação
O recolhimento desses produtos se estende a todos os fabricados e distribuídos antes de outubro de 2021. Confira quais marcas foram recolhidas!
Nos Estados Unidos, a Unilever fez um recall de seus shampoos a seco de marcas como Dove, Suave e Tresemmé, que foram produzidos antes de outubro de 2021, por conta da contaminação por benzeno. Ao ser refinada do petróleo, a substância contaminou os pulverizadores dos produtos aerossóis.
Após chegar ao conhecimento da Unilever — que os produtos estavam contaminados com uma substância que pode causar, até mesmo, câncer — foi feito o recolhimento dos produtos do mercado estadunidense.
O recolhimento desses produtos se estende a todos os fabricados e distribuídos antes de outubro de 2021. O aviso foi feito pelo Food and Drugs Administration (FDA), equivalente a Anvisa nos EUA, na última sexta-feira (21).
Em 2021, diversos outros produtos também foram retirados do mercado por conter substâncias cancerígenas, em sua maioria, produtos que possuem sistema aerossóis, como desodorantes e protetor solar.
Entre eles, produtos da Johnson & Johnson, como o protetor solar Neutrogena e o Coppertone da Beiersdorf AG. Na categoria desodorantes, foram retirados o Old Spice da Procter & Gamble e o desodorante da Unilever, Suave.
Mas os shampoos a seco da Unilever não foram os únicos retirados do mercado por contaminação, em dezembro, os produtos Pantene e Herbal Essences da P&G também foram recolhidos por contaminação por benzeno.
O problema está no sistema aerossol, que se utiliza de propelentes para a fabricação do sistema de pulverização que é utilizada para retirar os produtos das embalagens metálicas.
As substâncias butano e propano são propelentes comumente utilizados nessas produções, pelo fato deles serem destilados do petróleo é que acaba acontecendo a contaminação pela substância tóxica, benzeno.
A exposição contínua à essa substância pode trazer sérias complicações à saúde. Em casos mais graves pode causar câncer, como leucemia e outros tipos de câncer de sangue.
A Unilever comentou que a contaminação ocorreu da forma explicada acima, mas não divulgou a quantidade de benzeno que foi encontrada em seus produtos que estão sendo retirados das prateleiras estadunidenses.
Já a FDA explica que há exposição ao benzeno causada pelo uso dos produtos contaminados, não levará a graves consequências. Isso porque foram realizados testes nos produtos retirados do mercado, que não causam preocupação.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia22 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto