Tecnologia
Shazam inova! Agora você pode descobrir a playlist por trás dos vídeos do TikTok, Instagram e YouTube
O Shazam é um app muito popular que é capaz de identificar o nome de uma música que esteja tocando no ambiente, sendo bastante útil para descobrir novas bandas e grupos e diversificar o gosto musical de uma pessoa.
Então, essa ferramenta para lá de especial recebeu uma nova atualização no dia de hoje, chegando assim à sua versão 15.36. Logo, a maior das novidades é que agora é possível realizar as identificações tanto pelo microfone do dispositivo, quanto pelo áudio que estiver tocando em aplicativos como o YouTube, o TikTok e o Instagram.
Entenda como usar o novo recurso de maneira eficiente
Para estar aproveitando todas as vantagens oferecidas pela nova funcionalidade, basta tocar no botão azul da tela e voltar a plataforma com a música a qual você deseja saber o nome. Assim, também é possível fazer isso através do recurso chamado “Reconhecimento de Música“.
Essa opção possibilita a integração do Shazam à Central de Controle do iOS/IPadOS, onde também é possível visualizar o histórico de sons identificados, se o iCloud estiver ativado.
Portanto, sempre que você usa o app, ele registra todas as músicas que foram descobertas e as adiciona em uma playlist que pode ser sempre acessada.
E tem mais, os assinantes do serviço Apple Music vão poder ter essa listagem adicionada ao serviço de streaming, para que o usuário possa escutar suas descobertas mais para frente e descobrir mais detalhes sobre elas.
Portanto, quando uma faixa musical é identificada, a pessoa é notificada e recebe informações como o nome do artista, título, álbum e demais dados pertinentes à canção. E se o indivíduo usar um iPhone 14 Pro Max, um aviso também será mostrado na Ilha Dynamic Island (Ilha Dinâmica), para que você volte ao Shazam sempre que desejar.
Enfim, para conseguir realizar esse tipo de serviço, a tecnologia se vale de um algoritmo desenvolvido no princípio da internet. Segundo especialistas, cada composição musical possui uma “impressão digital” própria, que possibilita a realização de um mapeamento das ondas sonoras, facilitando o processo identificatório.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Bancos11 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Imposto de Renda - IRPF7 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos20 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia23 horas atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?