Conecte-se conosco

Economia

Siga estas 4 dicas e tenha sua aposentadoria do INSS aprovada!

Acompanhe o passo a passo para conquistar a tão sonhada aposentadoria por meio destas estratégias e de alguns cuidados.

Publicado

em

aposentados

A partir de maio de 2022, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adotou um sistema de IA (Inteligência Artificial) para conseguir analisar os pedidos de aposentadoria que estão chegando. A utilização da IA permitiu diminuir as longas filas de brasileiros que aguardavam o processo ser concluído, uma vez que o robô foi uma grande aposta para otimização o tempo.

Os resultados do novo sistema foram bons e contribuíram para redução do tempo de espera. Só no mês de agosto, quando cerca de 1,1 milhão de pessoas estava aguardando a análise de documentos, o número caiu para 976 mil petições, segundo os dados do Boletim Estatístico da Previdência Social.

Apesar da rápida análise da documentação, o número das aposentadorias negadas subiu de forma considerável. De acordo com a divulgação, a cada 200 mil benefícios que são solicitados, cerca de 50 mil são aprovados de forma automática. Isso significa que a cada 4 pedidos de aposentadoria, 1 é negado pela IA.

Esta pode ser uma negativa apresentada aos brasileiros frente à expectativa de tentar conseguir a aprovação. O Extra divulgou algumas recomendações necessárias para conseguir a aprovação da aposentadoria e, aos que desejam conseguir o benefício, existe uma forma mais prática para alcançá-lo.

A aposentadoria por idade consegue chances maiores de aprovação do robô

Esta é uma tática mais voltada para o sistema da IA. Segundo o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, quem possui mais de 15 anos de contribuição consegue alcançar possibilidades maiores de aprovação do pedido pelo INSS.

“A análise do INSS deve ser ampla, mas o robô tem uma análise restrita às informações do CNIS e àquelas feitas no curso do requerimento, mediante anotações predeterminadas no sistema Meu INSS. Algumas situações precisam de prova, como o tempo recolhido fora do prazo, a atividade especial, a incapacidade, a condição de portador de deficiência (PCD), o tempo de efetiva atividade de magistério, o tempo não constante no CNIS, dentre outras situações.”

Faça uma análise de qual é o melhor momento para solicitar a aposentadoria

Será preciso analisar alguns fatores que podem interferir de forma direta na solicitação do pedido. Será preciso avaliar a situação financeira e quais são as regras estabelecidas pela Previdência Social. A aposentadoria é válida para diferentes modalidades que possuem regras específicas. Para conseguir êxito na solicitação, é recomendado utilizar o auxílio de advogado especializado na área para conseguir alcançar um padrão de planejamento da Previdência.

Inclua no processo a atividade por tempo de contribuição

Algumas atividades, mesmo que não possuam o registro no Instituto, podem contar para o tempo de contribuição. Para alcançar o benefício da aposentadoria, será preciso cumprir com esse tempo mínimo.

Será possível incluir atividades que podem aumentar e contribuir para o tempo de contribuição. É o caso de atividades em que o trabalhador se encontra exposto a agentes nocivos e perigosos, trabalhos informais e até mesmo o tempo de prestação para o serviço militar.

Atenção aos dados presentes no CNIS

No CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) constam as principais informações sobre o segurado como contribuinte, sendo esses: vínculos empregatícios, as datas das entradas em empregos tanto quanto as datas de saídas e o valor dos salários que recebeu.

Será preciso verificar que os dados do CNIS estão corretos e se falta alguma informação que deveria estar no documento. De acordo com advogados, este é um documento indispensável para o contribuinte.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS