Conecte-se conosco

Economia

Como simular sua aposentadoria pela internet

Apesar de estar acessível há algum tempo, muitas pessoas ainda não sabem desse simulador, enquanto outras ainda têm dúvidas se podem acreditar no cálculo que é feito de forma online.

Publicado

em

Aprenda a aumentar o valor da aposentadoria com apenas uma contribuição

Você sabe quanto tempo falta para solicitar sua aposentadoria? Está prestes a se aposentar? Existe uma forma bem fácil de você saber essas questões, é só fazer a simulação pela internet. Isso é possível graças a uma ferramenta que realiza o cálculo diretamente no site ou aplicativo do Instituto Nacional da Previdência Social (INSS).

Como funciona? 

Para  confirmar que os trabalhadores analisem seus dados de forma rápida e sem sair de casa, a ferramenta faz a simulação de acordo com as novas regras determinadas pela reforma da Previdência para a aposentadoria, que agora estabelece uma idade mínima para se aposentar. Portanto, saiba que é essencial ter 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, além de pelo menos 15 anos de contribuição para o INSS. 

Para quem está perto de se aposentar, o sistema informará quais são as regras de transição mais benéficas para que o segurado possa conquistar o benefício, visto que cada uma delas possui condições diferentes. Para tal, o cálculo considera todas essas informações, além dos atuais valores para aposentadoria que estão inscritos na base de dados do INSS. 

É  confiável? 

Todas as informações demonstradas na simulação constam na base de dados do INSS. Caso haja alguma informação que precisa ser incluída, é viável fazer isso através do sistema, além de alterar sua data de nascimento no momento da simulação. 

Segundo o INSS, o resultado gerado pela calculadora que faz a simulação vale para consulta e não garante direito à aposentadoria, visto que o pedido deve ser efetuado junto ao INSS. 

Como simular? 

O trabalhador deve fazer o login no site ou aplicativo Meu INSS, por meio dos seus dados pessoais. Procure pela opção “simular aposentadoria” e depois, confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis. Depois, clique em “Recalcular”. Esse demonstrativo pode ser baixado em arquivo para que você possa acompanhar os critérios que ainda faltam ser cumpridos. 

Aposentadoria

 Já aqueles que já cumpriram o tempo de contribuição e possuem a idade exigida para a aposentadoria, a solicitação pode ser feita pelo mesma plataforma. Assim, o trabalhador deve analisar seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no site ou aplicativo para saber se todas as suas contribuições estão registradas no INSS. Isso garantirá o cálculo correto do benefício.

Para esse fim,  tenha em mãos a carteira de trabalho ou os carnês de contribuição com o CNIS. Em seguida, clique em “Pedir aposentadoria” e escolha qual dos benefícios você quer receber, Vale ressalta que ela deve ser a mais vantajosa. Assim, atualize suas informações e responda às perguntas feitas pelo sistema. 

Se  precioso envie comprovantes de suas contribuições e dos vínculos de trabalho ou corrija alguma informação que esteja incorreta.Declare que as informações estão corretas e, assim, finalize a solicitação que pode ser acompanhada por meio do Meu INSS.

Esse pedido também pode ser feito pela Central de Atendimento através do número 135. O atendimento é gratuito e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Leia também: Quais são os documentos para solicitar aposentadoria no INSS?

 

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.