Saúde
Síndrome de Burnout é caracterizada como doença ocupacional; confira os detalhes
A síndrome tem impactos negativos na vida pessoal e profissional do indivíduo e é importante que seja identificada e tratada o quanto antes.
A Síndrome de Burnout é um distúrbio caracterizado por um esgotamento emocional, despersonalização e redução de realização pessoal vivido por indivíduos que lidam com demandas excessivas e estressantes no trabalho.
Essa condição é muito comum entre os profissionais, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.
O Burnout é uma condição séria que pode afetar a saúde mental e profissional de uma pessoa. Por esse motivo, é importante reconhecer os sintomas e procurar ajuda para tratá-la o quanto antes.
Sintomas
Os sintomas mais presentes na doença são: nervosismo, sofrimentos psicológicos, dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. Além desses, o estresse e a falta de vontade de levantar da cama são bastante relatados. Confira outros sintomas da doença:
- Alteração nos batimentos cardíacos;
- Alterações no apetite;
- Alterações repentinas de humor;
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Dificuldades de concentração;
- Dor de cabeça frequente;
- Dores musculares.
- Fadiga.
- Insônia;
- Isolamento;
- Negatividade constante;
- Pressão alta;
- Problemas gastrointestinais;
- Sentimentos de derrota e desesperança;
- Sentimentos de fracasso e insegurança;
- Sentimentos de incompetência.
Se você está com algum desses sintomas, visite um psiquiatra ou psicólogo. Eles são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento. Terapia, mudanças de estilo de vida e medicação, muitas vezes, são necessários para combater a doença.
A atividade física regular e exercícios de relaxamento devem ser rotineiros para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença. Nos casos mais graves, a pessoa pode desenvolver uma depressão, o que, em alguns casos, pode ser um indicativo de internação para avaliação detalhada.
Diagnóstico de Síndrome de Burnout: tenho direito a afastamento do trabalho?
Se você for diagnosticado com a Síndrome de Burnout pode, sim, se encaixar como doença ocupacional. É possível solicitar benefícios previdenciários ao INSS.
Um dos benefícios que podem ser solicitados é o auxílio de incapacidade temporária. O auxílio oferece uma garantia de 12 meses de estabilidade após a alta do INSS e o retorno para as suas funções trabalhistas.
Para solicitar, basta agendar uma perícia médica para que seja comprovada a incapacidade permanente. Entre em contato com a Central de Atendimento, telefone 135 ou acesse o site ou aplicativo Meu INSS. No dia do atendimento, tenha em mãos os seguintes documentos:
- Documento pessoal (RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, carnês e guias de pagamento da Previdência Social);
- Laudos e atestados médicos recentes (dos últimos 03 meses) contendo a incapacidade para o trabalho.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp