Tecnologia
Sistema Android vai usar IA para identificar roubo de celular; confira
Iniciativa do Google.
O Google revelou um novo recurso de detecção de furtos destinado a dispositivos Android na próxima versão de seu software, prevista para lançamento ainda neste ano.
A inspiração por trás dessa inovação vem do Brasil, onde, apenas em São Paulo, um celular é roubado a cada cinco minutos.
Essa ferramenta utiliza tecnologia de inteligência artificial e sensores de giroscópio da empresa para identificar quando o dispositivo é abruptamente retirado das mãos do usuário. O objetivo é que o recurso também consiga detectar se o criminoso está fugindo a pé ou de bicicleta.
Assim que essa situação é detectada, a IA é programada para bloquear a tela do celular. Além disso, o bloqueio também será ativado se o sistema identificar múltiplas tentativas de autenticação sem sucesso.
Em 2022, aproximadamente 1 milhão de celulares foram roubados ou furtados no Brasil, o equivalente a cerca de 2,7 mil casos por dia.
Sistema Android
O sistema Android é um sistema operacional desenvolvido pela Google, inicialmente lançado em setembro de 2008. Ele é projetado principalmente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, mas também é usado em outros tipos de dispositivos, como smartwatches, TVs e carros.
O Android é baseado no núcleo do Linux e é conhecido por sua interface de usuário intuitiva, ampla variedade de aplicativos disponíveis na Google Play Store e sua flexibilidade, permitindo que os fabricantes personalizem o sistema de acordo com suas necessidades específicas.
Uma das características mais distintivas do Android é sua natureza de código aberto, o que significa que seu código-fonte está disponível gratuitamente para desenvolvedores que desejam modificar e distribuir suas próprias versões do sistema operacional. Isso levou a uma grande comunidade de desenvolvedores e uma ampla variedade de dispositivos Android no mercado.
O Android é atualizado regularmente pela Google, com novas versões trazendo melhorias de desempenho, recursos adicionais e correções de segurança. Cada versão do Android é nomeada com um doce em ordem alfabética, como “Cupcake”, “Donut”, “KitKat”, “Lollipop”, entre outros.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia20 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas22 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Mundo23 horas atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia21 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp