Mercado de Trabalho
Sobrevivência no mercado: Identifique e esquive-se de vagas de emprego falsas
Você está procurando um novo emprego e se depara com uma oferta tentadora: salário alto, benefícios, horário flexível e possibilidade de trabalhar em casa.
Parece o emprego dos sonhos, certo? Mas, cuidado: pode ser uma armadilha para roubar seus dados pessoais e o seu dinheiro.
Infelizmente, existem diversas vagas de emprego falsas circulando na internet, especialmente em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Esses golpes se aproveitam da situação de desemprego e da necessidade das pessoas de encontrar uma nova fonte de renda. Mas como identificar e se proteger dos criminosos? Confira, a seguir, algumas dicas cruciais.
Falsas vagas de emprego: como não cair nesse tipo de golpe?
Veja 5 dicas que vão ajudar você a evitar cair nesse tipo de golpe. Não fique de olho somente nas vagas: esteja atento a esses aspectos também!
Verifique a segurança do site
Ao receber uma vaga de emprego que direcione você a um site ou link para cadastro, verifique a URL (endereço do site).
Sites confiáveis devem começar com https:// e ter um cadeado ao lado do endereço. Desconfie de sites que tenham erros ortográficos, nomes estranhos ou que imitem o nome de empresas conhecidas.
Avalie o link recebido
Muitos golpistas usam links encurtados ou disfarçados para enganar as vítimas. Por isso, antes de clicar em um link, passe o mouse sobre ele e veja se o endereço que aparece é o mesmo que está escrito.
Se diferir, não clique. Você também pode usar ferramentas on-line para verificar se um link é seguro ou não, como o VirusTotal ou o Google Safe Browsing.
Atenção à estrutura do site
Sites falsos costumam ter uma aparência amadora, com imagens de baixa qualidade, textos mal escritos ou copiados de outros sites, menus que não funcionam ou que levam a páginas sem conteúdo.
Além disso, sites falsos podem ter pop-ups ou banners que pedem para você baixar algum programa ou atualizar seu navegador. Não faça isso, uma vez que pode tratar-se de um vírus ou um malware.
Desconfie de remetentes de e-mail genéricos
Se você receber um e-mail de uma empresa oferecendo uma vaga de emprego, verifique se o endereço do remetente é oficial e condizente com o nome da empresa.
Desconfie de e-mails que venham de domínios genéricos ou que tenham números ou letras aleatórias no endereço. Além disso, verifique se o e-mail tem um tom profissional e respeitoso, sem erros gramaticais ou ortográficos, e se traz informações claras sobre a vaga e o processo seletivo.
Jamais efetue pagamentos ou faça transferências bancárias
Uma das formas mais comuns de golpe é pedir que o candidato pague alguma taxa para participar do processo seletivo, para fazer um curso obrigatório ou para comprar algum material ou uniforme.
Nenhuma empresa séria faz esse tipo de exigência. Se alguém te pedir dinheiro para te contratar, desconfie e denuncie e jamais faça transferências Pix ou pagamentos de boletos duvidosos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp