Saúde
Sono ruim é passado! veja como mudar isso
Médicos afirmam que descansar adequadamente pode trazer benefícios incríveis para a saúde humana
Ter uma boa noite de sono é essencial para manter as boas funções do organismo atuando corretamente. Aliás, não estamos falando somente da saúde física, mas também do bem-estar mental. Afinal, é durante as horas de descanso que o corpo se recupera e a mente aproveita para descansar do desgaste diário.
De acordo com os especialistas, o ser humano passa um terço de sua vida dormindo. No entanto, muitas vezes, não conseguimos desfrutar de um repouso adequado, o que pode trazer sérias consequências, como, por exemplo, facilitar o aparecimento de diversas doenças graves.
Entendendo os riscos da privação do sono
Quando uma pessoa não consegue dormir bem e esse problema se prolonga por muito tempo, ela não fica apenas mais cansada. Nesses casos, é extremamente comum que seus níveis de irritabilidade e estresse aumentem, o que, consequentemente, acaba prejudicando a saúde mental.
Inclusive, quadros de pânico e ansiedade podem surgir como consequência desse desequilíbrio, afetando até mesmo as habilidades de interação social. Pesquisas afirmam que, quando o sono deixa a desejar, aumentam as chances de o indivíduo desenvolver depressão em diferentes níveis.
Frequentemente, as capacidades cognitivas acabam sendo igualmente comprometidas, dificultando o raciocínio lógico e a tomada de decisões. Portanto, aqueles que atuam em áreas que exigem muito disso, costumam ser extremamente prejudicados.
Logo, a falta do sono REM (Movimento Rápido dos Olhos) é o que ocasiona problemas desta natureza, já que se trata de uma fase fundamental deste ciclo. Durante ela, o nosso cérebro consolida o aprendizado do dia, retém as informações mais essenciais e elimina tudo o que é descartável.
Quando isso é prejudicado por conta de dificuldades para dormir, a memória e as demais funções pedagógicas também são afetadas. Assim, não é surpresa que indivíduos que sofrem com esse tipo de doença se mostrem mais fatigados e esgotados ao longo do dia.
Por fim, é absolutamente normal ser acometido por episódios esporádicos de insônia, mas caso isso persista, então o ideal é procurar ajuda médica especializada. Lembrando que a automedicação é perigosa e jamais deve ser praticada, uma vez que fármacos para essa finalidade costumam ser muito perigosos e dosagens erradas podem ser fatais!

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho10 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Empresas1 dia atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários