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Tecnologia

Spotify surpreende e cria recurso que converte rádio em podcast

Nova ferramenta vai facilitar a vida das emissoras e atrair um público novo. Os programas ao vivo poderão ser cortados e salvos como episódios.

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O Spotify, umas das maiores plataformas de música e conteúdos de áudio do mundo, criou uma tecnologia que facilitará a vida das emissoras de rádio.

A nova ferramenta possibilitará a conversão de transmissões e programas variados de rádio, mesmo que ao vivo, em episódios de podcast.

A alternativa surge para expandir o público-alvo dessas empresas, aproveitando-se de um formato de conteúdo que vivencia o auge de popularidade.

No Brasil, os podcasts surgiram, primeiro, com o YouTube e, em seguida, passaram para plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Anchor e outras.

Demanda crescente

De 2019 a 2022, o número de ouvintes de rádio on-line cresceu 50%. Talvez uma influência direta da pandemia e da permanência das pessoas em casa, mas fato é que a comunicação via áudio vive um momento especial.

Diante da alta demanda, as rádios passaram a investir, além das transmissões AM e FM, em formatos on-demand, ou seja, produção de conteúdos específicos para atender os interesses do público.

Essa mudança no modelo de produção, segundo a empresa Pew Research, atraiu principalmente os jovens da Geração Z, que passaram a ouvir rádio pela internet.

Ferramenta do Spotify

Com a nova ferramenta do Spotify, os usuários poderão ouvir os programas de rádio a qualquer momento do dia, independentemente do “ao vivo”, já que eles estarão disponíveis como episódios de podcast.

A tecnologia permite, ainda, a inserção automática de anúncios no decorrer do conteúdo, transformando-se numa nova fonte de monetização, e será capaz de detectar as músicas tocadas na programação.

A chefe global de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias de Publicidade do Spotify, Emma Vaughn, acredita que o recurso capacitará os editores de rádio, com o tempo, a falar para públicos novos e mais jovens.

Assinatura

A plataforma possui hoje quatro planos de assinatura, para diferentes públicos-alvo. A contratação garante alguns benefícios, como retirada de anúncios, possibilidade de baixar músicas e reprodução na ordem que o usuário desejar.

Vejas as opções atuais:

  • Individual: R$ 19,90/mês
  • Duo: R$ 24,90/mês
  • Família: R$ 34,90/mês
  • Universitário: R$ 9,90/mês

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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