Agronegócio
Startup brasileira cria robô para agricultura
A invenção é alimentada com energia solar e possibilita o monitoramento de diversas culturas diferentes.
Não é de hoje que máquinas são usadas para auxiliar na agricultura. No entanto, uma startup brasileira chamada Solinftec afirma ter criado o primeiro robô especificamente voltado para atividades agrícolas desenvolvidas em grande escala.
A novidade recebeu o nome de Solix AG Robotics e promete revolucionar a maneira como os produtores rurais lidam com a terra e as plantas. Isso evita o desperdício e maximiza os resultados, por meio da adoção de práticas mais sustentáveis, responsáveis e economicamente viáveis para todos.
Como é o funcionamento da invenção?
De acordo com os dados divulgados pelos inventores, o sistema opera por meio de Inteligência Artificial (IA) e é alimentado por energia solar. Assim, ele é capaz de realizar o monitoramento de diferentes safras, principalmente de milho, soja, cana-de-açúcar, tomate e batata.
No entanto, o Solix Ag também é capaz de monitorar vegetais de forma individual, economizando gastos com agrotóxicos, ao realizar pulverizações direcionadas. O robô também conta com um recurso especial chamado “caçador”, no qual utiliza eletricidade e feixes de luz para destruir insetos e outras pragas.
O CEO da organização responsável pela máquina, Britaldo Hernandez, revelou à Reuters que o plano inicial era projetar um equipamento capaz de operar 24 horas na fazenda, aprendendo e auxiliando em todas as etapas do respectivo ambiente de produção.
Por fim, o gestor também menciona que eles desejam aproveitar a alta demanda por ferramentas destinadas à agricultura de precisão para acelerar as entregas do mecanismo no Brasil e nos Estados Unidos. Afinal, ambos os países estão entre os maiores produtores de alimentos do mundo.
Conforme a Solinftec, os agricultores atuantes no “cinturão do milho” que realizaram testes com a nova funcionalidade de pulverização puderam diminuir o uso de herbicidas em torno de 95%. Neste momento, cada unidade está sendo comercializada por US$ 50 mil (R$ 242 mil na conversão).

-
Economia1 dia atrás
Homem de 67 anos perde aposentadoria por mero detalhe e caso repercute
-
Educação2 dias atrás
10 cidades brasileiras onde há mais pessoas com graduação completa
-
Empresas2 dias atrás
Anac aprova nova companhia aérea no Brasil; conheça
-
Mundo12 horas atrás
Influencer joga OURO em rua de Dubai e fica chocada com o resultado
-
Empresas2 dias atrás
Maior rede de restaurantes do mundo agora é asiática – veja quem superou o McDonald’s
-
Economia2 dias atrás
Brasil deve cair no ranking de crescimento econômico, diz FMI
-
Investimentos2 dias atrás
Santander Brasil pode deixar a Bolsa? Entenda os impactos para acionistas
-
Política1 dia atrás
Após novo reajuste, veja quanto ganham Lula, Alckmin e ministros