Conecte-se conosco

Empresas

Startup paranaense desenvolve solução para “montar” a casa dos sonhos com realidade virtual

Trata-se da XSpaces.

Publicado

em

A visita aos decorados, as idas às centrais de vendas, as consultas às imobiliárias e a distribuição de folders via WhatsApp estão prestes a se tornar coisa do passado, graças à iniciativa de uma startup sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. A empresa desenvolveu uma tecnologia que permitirá aos compradores de imóveis fazerem escolhas desde a planta até a decoração, tudo por meio de óculos de realidade virtual.

“Com os avanços da Inteligência Artificial e a chegada dos novos óculos de realidade mista, como o Meta Quest 3 e o Apple Vision Pro, a jornada de compra de um imóvel sofrerá uma transformação sem precedentes em nossa história”, destaca Ricardo Matiello, CEO da XSpaces.

A XSpaces está desenvolvendo uma plataforma tecnológica multimodal para construtoras e incorporadoras. A primeira fase da plataforma, que oferecerá imóveis para venda por meio de realidade aumentada, está prevista para começar neste primeiro semestre. As fases subsequentes incluirão desde a decoração até o pós-venda.

Realidade virtual

No modelo proposto, os compradores podem “entrar” no imóvel desejado, escolher a configuração da planta, texturas, pisos, acabamentos e, em seguida, selecionar móveis de qualquer loja e montar toda a decoração em tempo real. Ao finalizar, com um simples clique, o apartamento estará completamente decorado, tudo dentro de uma simulação em realidade virtual, proporcionando uma experiência imersiva que faz parecer que o comprador realmente esteve lá.

Além disso, quando a construtora ou incorporadora marcar a entrega do imóvel, ele estará exatamente como configurado pelo comprador, seja com o auxílio de um arquiteto, de uma Inteligência Artificial ou feito individualmente.

“Aquele apartamento dos sonhos estará pronto para morar, com todos os móveis, decoração e eletrodomésticos instalados, sem a necessidade de agendar horários com empresas, gerenciar acessos ao empreendimento ou preocupar-se com horários”, explica Matiello.

Realidade mista

A tecnologia desenvolvida pela startup também permitirá que o imóvel escolhido seja interativo e inteligente. Os dispositivos desenvolvidos poderão, por exemplo, identificar locais para instalação de ar-condicionado ou fixação de quadros, atuando como realidade mista, enxergando através das paredes para identificar tubulações e até mesmo monitorar o consumo de energia em tempo real.

“Reuniões de condomínio não serão mais um problema quando um morador estiver ausente, pois poderão ocorrer em ambiente virtual, onde os moradores poderão testar e escolher entre projetos de melhorias do condomínio, simulando a utilização desses espaços antes mesmo das obras começarem”, comenta Matiello.

Outras possibilidades

Com essa tecnologia, será possível, por exemplo, visitar estádios de futebol, supermercados, experimentar roupas, tudo a partir do conforto do sofá, por meio dos serviços oferecidos pela própria construtora ou incorporadora em seu próprio “Ambiente Virtual de Negócios e Entretenimento”, acessível pelos óculos de realidade mista fornecidos no momento da compra do imóvel.

Segundo Marcos Soares, responsável por Novos Negócios na startup, embora a XSpaces tenha iniciado suas operações no Brasil, ela está se preparando para ingressar no mercado norte-americano, com conversas iniciais já realizadas no Texas, onde espera começar as operações em 2025, seguido por uma expansão para outros países.

“A capacidade de transformar residências em ambientes altamente tecnológicos, interativos e personalizados não apenas redefine o valor de um imóvel, mas também eleva as expectativas sobre as demandas dos consumidores, onde o potencial para redefinir este mercado é tão vasto quanto a imaginação humana permitir”, conclui.

(Com Agência Sebrae).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS