Conecte-se conosco

Automobilística

Sua CNH está em risco? Aqui estão as estratégias que você precisa conhecer!

Não há melhor maneira de evitar a suspensão da sua CNH do que dirigir com responsabilidade e respeitando as leis de trânsito. Porém, existem algumas estratégias para que isso não aconteça depois de cometer uma infração. Confira!

Publicado

em

Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa é uma situação na qual o motorista perde temporariamente o direito de dirigir em razão de infrações de trânsito acumuladas ou por cometer infrações específicas que acarretam essa penalidade.

Durante o período de suspensão, o condutor deve cumprir determinadas medidas estabelecidas pelas autoridades de trânsito, como frequentar um curso de reciclagem. Ele só pode voltar a dirigir após o término desse período e a aprovação em um exame teórico.

A suspensão da CNH é uma medida aplicada com o intuito de coibir infrações recorrentes e garantir a segurança no trânsito. Portanto, é fundamental que os condutores estejam cientes das regras de trânsito, agindo de maneira responsável para evitar que sua CNH seja suspensa. Caso ocorra a suspensão, é importante cumprir todas as determinações legais para recuperar o direito de dirigir.

Existe uma forma de evitar a suspensão da CNH após a infração?

Segundo Roberson Alvarenga, especialista e CEO da empresa Help Multas, é fundamental que os motoristas compreendam o sistema de pontuação das infrações. Infrações leves atribuem três pontos, as médias acrescentam quatro pontos e as graves resultam em cinco pontos. Já as infrações de natureza gravíssima podem gerar sete pontos na carteira.

Uma possibilidade para alguns motoristas é a conversão de multas em advertência por escrito, conforme estabelece o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso se aplica a multas leves ou médias, desde que o condutor não tenha cometido qualquer infração nos últimos 12 meses.

Outra estratégia é recorrer das multas. Para contestar a suspensão da CNH, é necessário apresentar uma defesa prévia, que consiste em uma declaração por escrito questionando a penalidade. Esse processo deve ser realizado nos prazos estabelecidos e com a documentação necessária. Recomenda-se buscar o auxílio de um especialista para facilitar o procedimento.

É importante destacar que a maneira mais eficaz de evitar a suspensão da CNH é conduzir com atenção, respeitar as sinalizações, evitar manobras arriscadas e obedecer às regras de trânsito, conforme enfatizado por Alvarenga.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS