Conecte-se conosco

Economia

Sua lista de desejos está pronta? Saiba quando acontece a Black Friday 2023 e dicas top

Data que se destaca pela oferta de descontos e agitação no comércio exige, também, muita atenção do consumidor. Veja dicas para evitar fraudes.

Publicado

em

PIX Black Friday

A Black Friday de 2023 está chegando e, para quem gosta de descontos, essa é uma ótima oportunidade para conseguir preços menores em diversos produtos, tais como livros, eletrônicos e eletrodomésticos.

Desde que foi incorporada ao calendário brasileiro, a Black Friday tem gerado bons resultados para o comércio nacional. No ano passado, por exemplo, houve um aumento de 21,1% no faturamento do setor de e-commerce, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

A edição deste ano está agendada para o dia 24 de novembro. A data ocorre uma vez por ano, sempre na última sexta-feira de novembro.

Origem e evolução

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e se tornou uma tradição nacional. Ela se caracteriza, basicamente, por promover liquidações após o Dia de Ação de Graças, que é celebrado em 23 de novembro.

Com o tempo, o que era para ser apenas um dia acabou sendo estendido por alguns lojistas. Dependendo do comércio, os descontos são oferecidos por dias, semanas e até ao longo do mês.

Um dos efeitos desse tipo de estratégia é a Cyber Monday, que é um dia a mais de liquidação que ocorre, normalmente, na segunda-feira após a Black Friday. Este ano, por exemplo, será no dia 27 de novembro.

Promoções

As ofertas e os descontos variam de um comércio para outro, tanto em lojas on-line quanto em estabelecimentos físicos. Vale a pena verificar e pesquisar bem antes de decidir pela compra.

No ano passado, o setor de varejo obteve um aumento de 6,9% no faturamento durante o período de promoções em comparação com 2021. Essa é uma época do ano em que as atenções se voltam para o comércio.

A data chegou ao Brasil pela primeira vez em 2010. As principais promoções por aqui costumam ser feitas, geralmente, pelos e-commerces, mas também vale a pena conferir as ofertas nas lojas físicas.

Como conseguir o melhor desconto

Para identificar as melhores oportunidades, é importante atentar-se aos detalhes. Pesquisar, comparar e informar-se bem sobre cada ação anunciada é um passo a passo que todos deveriam seguir. Além disso, claro, é uma forma de evitar possíveis fraudes.

Uma estratégia simples, por exemplo, é acompanhar os preços antes da Black Friday, para ter uma referência posterior e, com isso, conseguir verificar se a promoção vale a pena ou não.

Outra forma de obter lucro é utilizar cupons de desconto. Algumas lojas, sites e aplicativos oferecem descontos adicionais por meio de cupons. Eles podem tanto garantir a redução do preço final quanto possibilitar outros tipos de ofertas, como brindes, frete grátis e cashback.

A comparação constante também não deve ser deixada de lado. Hoje, existem inclusive sites e aplicativos que funcionam como ferramentas de comparação entre produtos de diferentes lojas. Basta filtrar a pesquisa conforme o item desejado, e a plataforma faz todo o resto, encontrando as melhores ofertas.

Algumas dessas opções são: Zoom, Buscapé e Black Friday de Verdade.

Dicas para evitar fraudes na Black Friday

Por se tratar de uma data na qual a demanda de compra aumenta significativamente, muitos criminosos aproveitam a oportunidade para aplicar fraudes, utilizando anúncios enganosos e informações falsas. Para se proteger desse tipo de ação, é importante adotar alguns cuidados, como:

  • Verifique com atenção o valor do frete e o prazo de entrega da mercadoria.
  • Atente-se para tentativas de phishing bancário e golpes via e-mail.
  • É importante tomar conhecimento das políticas de troca, devolução e reembolso praticadas pelo estabelecimento.
  • Acompanhe os preços antes do início da Black Friday.
  • Opte por métodos de pagamento mais seguros e com proteção antifraude, como o cartão de crédito.
  • Verifique as informações da empresa e do produto, bem como as avaliações de outros clientes.
  • Consulte o CNPJ do estabelecimento para confirmar a veracidade.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS