Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Sua sogra pode fazer você pagar menos no IR 2021; entenda o porquê

Os dependentes mais conhecidos e normalmente incluídos na declaração são marido, mulher e filhos. Contudo, outros dependentes também podem ser incluídos, inclusive sogros.

Publicado

em

Imposto de Renda 2021: Veja calendário da restituição e cronograma de pagamentos

O cálculo do Imposto de Renda 2021 pode variar de acordo com o número de dependentes na declaração. Assim, a inclusão pode resultar em um abatimento de R$ 2.275,08 por dependente no valor a pagar. Outras informações que devem ser incluídas na declaração são as despesas com saúde, educação e previdência privada dos dependentes.

Tais despesas podem ser abatidas do valor a ser pago ou aumentam o valor a ser restituído. Os dependentes mais conhecidos e normalmente incluídos na declaração são marido, mulher e filhos. Contudo, outros dependentes também podem ser incluídos, até mesmo a sogra, fazendo com que o contribuinte pague menos imposto.

Vale destacar que, ao incluir outros dependentes, também será necessário informar todas as rendas recebidas por eles, tais como aposentadoria, aluguéis e pensão alimentícia. Somando estes valores, consequentemente a base de cálculo do imposto também será elevada.

Outro ponto importante é que, embora não haja um limite para o número de dependentes na declaração, nem todos os familiares poderão ser incluídos. Isso porque, em alguns casos, é necessário atender aos requisitos exigidos pela Receita Federal.

Confira a seguir quem pode ser considerado dependente na declaração do IR 2021:

  • Cônjuge;
  • Companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho em comum;
  • Companheiro(a) com quem o contribuinte viva há mais de cinco anos;
  • Filho(a) ou enteado(a) de até 21 anos de idade;
  • Filho(a) ou enteado(a) universitário ou que esteja cursando escola técnica de segundo grau, de até 24 anos de idade;
  • Filho(a) ou enteado(a), em qualquer idade, incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;
  • Irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a) que não seja sustentado pelos pais e de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, com idade até 21 anos, ou em qualquer idade, incapacitado física ou mentalmente para o trabalho;
  • Irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a) que não seja sustentado pelos pais, com idade até 24 anos, cursando ensino superior ou técnico de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial até os 21 anos;
  • Menor pobre até 21 anos criado pelo contribuinte e de quem detenha a guarda judicial;
  • Pessoa totalmente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador;
  • Pais, avós e bisavós que, em 2019, receberam rendimentos, tributáveis ou não, no valor de até R$ 22.847,76;
  • Sogros e sogras, desde que o casal faça a declaração em conjunto. Uma vez que os pais são legalmente aceitos como dependentes dos filhos, os pais dos dois cônjuges podem ser incluídos na declaração.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS