Automobilística
Subcategorias da nova CNH: você sabe o que significa ter a categoria B1? Entenda
O modelo mais recente da Carteira Nacional de Habilitação conta com novas categorias, entre elas, a B1. Você sabe o que ela significa?
Com o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), surgiram novas categorias, entre elas, a B1. Você sabe o que significa essa categoria? E será que vale a pena trocar o documento para o modelo mais recente?
Pois bem, aconteceram diversas mudanças no documento que regula o exercício de dirigir neste último ano. Entre essas mudanças, surgiram essas novas categorias que são pouco conhecidas pelos motoristas.
Agora, esse documento contará com 13 opções de categorias, ao em vez de apenas 5. Por mais que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tenha afirmado que não há a necessidade de trocar seu documento para o mais novo modelo antes do prazo de validade, muitos motoristas cogitam a ideia.
A mudança nas categorias da CNH vem para trazer um sistema padronizado a nível internacional, visto que é baseado na forma em que outros países categorizam o documento.
Essa ideia vem para que, em casos de o motorista estar dirigindo em território internacional, os agentes de trânsito local tenham uma maior facilidade para compreender o documento.
Não é preciso se preocupar a ponto de ir renovar o documento ou pensar que é necessário fazer novas provas, práticas e teóricas, a fim de conseguir obter as novas categorias.
Os novos documentos impressos virão com a nova formatação das categorias, sendo inclusas agora, as A1, B1, C1, entre outras. Dessa forma, com o uso das subcategorias será possível diferenciar a cilindrada da moto e o tipo de câmbio do carro.
Categorias da CNH
Aqueles que possuem a habilitação na categoria A, poderão conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas, podendo ou não ter a adição de um carro lateral.
A categoria B permite que o motorista conduza veículos motorizados que não são inclusos na categoria A, desde que com a possibilidade de levar até oito passageiros, sem contar o motorista, que não ultrapasse 3.500 quilogramas.
Já aqueles que possuem a categoria C, podem conduzir os veículos motorizados que são autorizados pela categoria B, com a adição de também poder conduzir veículos de carga que pesem até 3.500 quilogramas.
A categoria D pode conduzir os veículos permitidos pela B e C, mais veículos dedicados ao transporte de passageiros.
Aqueles que possuem a categoria E, podem dirigir veículos das categorias B, C e D e também veículos que tenham reboque, semirreboque ou trailers, que podem ultrapassar 6 mil quilos.
Subcategorias
- Agora, falando das novidades, explicaremos quais são os veículos que podem ser conduzidos por essas subcategorias.
- A subcategoria A1 pode conduzir veículos de duas ou três rodas, desde que não ultrapassem 125 cilindradas;
- A subcategoria B1 permite a condução de veículos conhecidos como microcarros, como triciclos e quadriciclos;
- Já a subcategoria C1 permite a condução de automóveis de carga pesados, desde que não ultrapasse o peso de 7.500 quilos;
- Por fim, a subcategoria D1 permite a condução de veículos de transporte com no máximo 16 passageiros, sem contar o condutor.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp