Automobilística
Subcategorias da nova CNH: você sabe o que significa ter a categoria B1? Entenda
O modelo mais recente da Carteira Nacional de Habilitação conta com novas categorias, entre elas, a B1. Você sabe o que ela significa?
Com o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), surgiram novas categorias, entre elas, a B1. Você sabe o que significa essa categoria? E será que vale a pena trocar o documento para o modelo mais recente?
Pois bem, aconteceram diversas mudanças no documento que regula o exercício de dirigir neste último ano. Entre essas mudanças, surgiram essas novas categorias que são pouco conhecidas pelos motoristas.
Agora, esse documento contará com 13 opções de categorias, ao em vez de apenas 5. Por mais que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tenha afirmado que não há a necessidade de trocar seu documento para o mais novo modelo antes do prazo de validade, muitos motoristas cogitam a ideia.
A mudança nas categorias da CNH vem para trazer um sistema padronizado a nível internacional, visto que é baseado na forma em que outros países categorizam o documento.
Essa ideia vem para que, em casos de o motorista estar dirigindo em território internacional, os agentes de trânsito local tenham uma maior facilidade para compreender o documento.
Não é preciso se preocupar a ponto de ir renovar o documento ou pensar que é necessário fazer novas provas, práticas e teóricas, a fim de conseguir obter as novas categorias.
Os novos documentos impressos virão com a nova formatação das categorias, sendo inclusas agora, as A1, B1, C1, entre outras. Dessa forma, com o uso das subcategorias será possível diferenciar a cilindrada da moto e o tipo de câmbio do carro.
Categorias da CNH
Aqueles que possuem a habilitação na categoria A, poderão conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas, podendo ou não ter a adição de um carro lateral.
A categoria B permite que o motorista conduza veículos motorizados que não são inclusos na categoria A, desde que com a possibilidade de levar até oito passageiros, sem contar o motorista, que não ultrapasse 3.500 quilogramas.
Já aqueles que possuem a categoria C, podem conduzir os veículos motorizados que são autorizados pela categoria B, com a adição de também poder conduzir veículos de carga que pesem até 3.500 quilogramas.
A categoria D pode conduzir os veículos permitidos pela B e C, mais veículos dedicados ao transporte de passageiros.
Aqueles que possuem a categoria E, podem dirigir veículos das categorias B, C e D e também veículos que tenham reboque, semirreboque ou trailers, que podem ultrapassar 6 mil quilos.
Subcategorias
- Agora, falando das novidades, explicaremos quais são os veículos que podem ser conduzidos por essas subcategorias.
- A subcategoria A1 pode conduzir veículos de duas ou três rodas, desde que não ultrapassem 125 cilindradas;
- A subcategoria B1 permite a condução de veículos conhecidos como microcarros, como triciclos e quadriciclos;
- Já a subcategoria C1 permite a condução de automóveis de carga pesados, desde que não ultrapasse o peso de 7.500 quilos;
- Por fim, a subcategoria D1 permite a condução de veículos de transporte com no máximo 16 passageiros, sem contar o condutor.

-
Agronegócio1 dia atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia12 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia18 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças1 dia atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência