Conecte-se conosco

Saúde

Suor Alheio: Bizarro Antídoto Anti-Ansiedade Que Vai Surpreender!

Estudos apontam que cheirar suor de outras pessoas pode ser equivalente a uma terapia e reduzir a ansiedade social.

Publicado

em

Nova pesquisa traz questão muito polêmica: cheirar suor dos outros pode ser considerado uma terapia ou só é algo de gosto duvidoso? Entenda o que diz a ciência sobre esta indagação que, aparentemente, causa estranheza e saiba porque ela tem fundamento.

O fato é que um estudo sueco apontam que cheirar o odor corporal de outra pessoa pode, sim, ser útil na terapia contra a ansiedade social.

Os cientistas, que usam o suor das axilas no experimento, apontam que o cheiro ativa as vias cerebrais ligadas às emoções, causando um efeito calmante.

Por enquanto, esta ainda é apenas uma teoria que precisa de mais análises para ser completamente comprovada, mas as primeiras descobertas apontam neste caminho.

Como funciona o olfato?

É pelo nariz que sentimos o aroma do café pela manhã, o cheirinho de chuva, de pão fresco, de pizza feito no forna à lenha, maracujá fresco, de neném, mas também do arroz queimado ou do gás vazando. Ou seja, é o olfato permite aos seres humanos sentir prazer por um lado e, por outro, o perigo se aproximando.

Os bebês já nascem com o olfato muito apurado, com preferência pelo cheiro da própria mãe, isto é, pelo suor e pelo leite materno.

Já reparou que quando estamos gripados, as comidas ficam menos gostosas? Isso acontece porque, de fato, esse sentido também interfere no sabor dos alimentos.

Outro fato curioso: você já associou também algum cheiro a uma lembrança de infância que te faça sorrir? Pois saiba que você não está sozinho nessa sensação e os pesquisadores suecos explicam o motivo.

Eles afirmam que os aromas são percebidos por receptores na parte superior do nariz. E, então, esses sinais são retransmitidos para o cérebro, para uma parte chamada sistema límbico, relacionada às emoções e memórias.

Entenda o experimento

Pesquisadores suecos pediram que algumas pessoas voluntariamente doassem o suor que suas axilas exalavam enquanto elas estavam vendo filmes de terror ou de comédia.

Em seguida, 48 mulheres com ansiedade social cheiraram esse suor. Além disso, elas receberam uma terapia convencional em que elas eram encorajadas e se concentrar no presente e não em pensamentos negativos.

Algumas dessas mulheres haviam realmente cheirado o suor fornecido pelos voluntários, enquanto outras apenas ar puro. Aquelas que entraram em contato com o líquido, se apresentavam mais felizes após a sessão de terapia.

A pesquisadora, Elisa Vigna, do Instituto Karolinska em Estocolmo, analisa que “o suor produzido enquanto alguém está feliz teve o mesmo efeito do de alguém que se assustou com um filme“.

Portanto, pode haver algo sobre os sinais químicos humanos no suor em geral que afetam a resposta ao tratamento“, conclui a cientista.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS