Tecnologia
Supersônico e… silencioso? Conheça a inovação aérea que está surpreendendo a todos.
Aeronave da Lockheed Martin atingiu um nível de evolução inédito. Com uso de softwares, designers conseguiram reduzir ruídos e choques sônicos.
Aviões supersônicos podem até não ser os mais benquistos pela maioria, mas são, certamente, um exemplo claro de como o homem é capaz de criar tecnologias em nível avançado.
Em resumo, esse tipo de aeronave tende a ser deixado de lado, muitas vezes, em virtude das ondas de choque e dos ruídos que eles geram quando sobrevoam cidades.
Esse problema, no entanto, parece ter ficado para trás. Isso, porque a Lockheed Martin, fabricante dos Estados Unidos, criou o modelo X-59, que é considerado o jato supersônico mais silencioso do mundo.
Explosões sonoras
Geralmente, quando um avião percorre o céu numa velocidade que é superior a do som, as moléculas de ar comprimido que se chocam com o corpo da aeronave produzem ondas que se juntam e formam ruídos altíssimos.
Esse aspecto já foi alvo, inclusive, de proibições e elaboração de leis mundo afora. A situação começou a mudar um pouco quando a Nasa iniciou testes para reduzir os estrondos supersônicos e, agora, com o modelo desenvolvido pela Lockheed Martin.
Graças a programas de computação de alta velocidade e aprendizado de máquina, a fabricante conseguiu desenvolver um sistema que é capaz de prever a interação dos choques sônicos e identificar como eles se propagam para o solo. Esse controle é o que auxilia no bloqueio dos grandes ruídos.
‘Esquisitão’
O design do X-59 chama a atenção de imediato. Para se ter ideia, o nariz pontiagudo corresponde a quase metade do avião e as asas são bem pequenas, em relação ao todo. O segredo da diminuição do barulho, no entanto, está justamente nesse formato da aeronave.
Com uso de softwares especiais, os designers conseguiram chegar a um bom resultado final. Eles descobriram, por exemplo, que as partes pesadas e grandes do avião precisavam estar o mais longe possível uma da outra.
Outra questão descoberta por eles foi que qualquer estrutura que causasse bloqueios ou descontinuidade na forma do avião aumentaria os ruídos. Por isso, o X-59 não possui nenhum para-brisa, e a opção encontrada foi utilizar um sistema de visão externa, com câmeras.
O voo inaugural do jato estava previsto para dezembro deste ano, mas foi adiado para o início de 2024, em razão da necessidade de manutenção e revisão dos sistemas para garantir que tudo esteja em condições adequadas.

-
Investimentos2 dias atrás
Casa que custa R$ 128 mil e fica pronta em 3 meses é a nova tendência do mercado imobiliário
-
Finanças2 dias atrás
Veja quais são as moedas de 5 centavos mais valiosas do Brasil
-
Saúde2 dias atrás
É possível reprovar no exame admissional?
-
Tecnologia19 horas atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Finanças1 dia atrás
Você pode ter grana esquecida no FGTS e nem sabe! Veja como consultar
-
Finanças2 dias atrás
Saiba como lidar com conexões de voo perdidas e garantir seus direitos
-
Economia1 dia atrás
INSS ressarce segurados após desconto indevido; quando os próximos lotes serão pagos?
-
Finanças23 horas atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida