Política
Suprema Corte do Colorado desqualifica Trump do pleito de 2024
Ele ainda pode apelar.
Ontem, a Suprema Corte do Colorado emitiu uma proibição temporária impedindo o ex-presidente Donald Trump de votar nas eleições estaduais do próximo ano, citando sua alegada incitação ao motim no Capitólio em 2021. No entanto, a decisão entrará em vigor apenas em 4 de janeiro de 2024, concedendo a Trump a oportunidade de apelar à Suprema Corte dos EUA e potencialmente estender a suspensão da decisão do Colorado.
A Suprema Corte do Colorado fundamentou sua decisão em evidências substanciais que indicam que Trump participou de uma insurreição, desqualificando-o com base na Seção Três da Décima Quarta Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Esta é a primeira vez que um tribunal estadual determina a desqualificação de Trump para a eleição de 2024 devido à sua suposta promoção de insurreição para reverter a derrota eleitoral de 2020 para o presidente Joe Biden.
A maioria dos juízes, em sua decisão de 133 páginas, afirmou que a desqualificação de Trump seria ilegal sob o Código Eleitoral e que o Secretário de Estado do Colorado não poderia listá-lo como candidato na cédula presidencial primária. No entanto, a dissidência de três juízes, incluindo o presidente do tribunal, discordou dessa interpretação, destacando que o caso levanta questões complexas e sem precedentes.
Caso a decisão seja mantida, Trump não poderá concorrer aos 10 votos do Colorado no Colégio Eleitoral. A pausa na decisão permanecerá em vigor até que a Suprema Corte dos EUA analise e decida sobre a elegibilidade de Trump nas urnas. Isso significa que Trump, em busca da nomeação presidencial republicana, pode participar das primárias do Partido Republicano no Colorado em 5 de março de 2024. A questão sobre a inclusão de Trump nas cédulas presidenciais continua sendo objeto de litígio em vários estados.
Trump
Donald John Trump, nascido em 14 de junho de 1946, é um político, empresário e personalidade da mídia americano, notório por seu mandato como o 45º presidente dos Estados Unidos de 2017 a 2021.
Após obter um diploma de bacharel em economia da Universidade da Pensilvânia em 1968, Trump assumiu a presidência dos negócios imobiliários de seu pai em 1971. Ele redesenhou a empresa, renomeando-a como Organização Trump, focando em projetos de construção e renovação de arranha-céus, hotéis, cassinos e campos de golfe.
Após desafios nos negócios no final do século XX, Trump obteve sucesso ao lançar empreendimentos que exigiam pouco capital, principalmente através da licença de seu nome.
Entre 2004 e 2015, foi produtor e apresentador do reality show “The Apprentice”. Durante sua carreira, Trump e suas empresas estiveram envolvidos como autores ou réus em mais de 4.000 ações judiciais estaduais e federais, incluindo seis casos de falência empresarial.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp