Conecte-se conosco

Automobilística

Nova CNH: Levarei multa se continuar usando a antiga?

Para aqueles que tem a CNH na versão antiga e ela ainda está dentro do prazo de validade, não é necessário fazer a troca para o novo modelo.

Publicado

em

Motorista que for pego dirigindo com o modelo antigo da CNH é multado?

Com a mudança do visual da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), muitos motoristas se questionaram se precisam mudar o documento, mesmo que a sua versão antiga ainda esteja dentro da validade.

Para aqueles que tem a CNH na versão antiga, não é necessário fazer a troca para o novo modelo, o antigo continua válido. Vale lembrar que continuar usando a CNH, mesmo 30 dias após a data do seu vencimento, pode carretar em uma multa de R$ 293, 47 e sete pontos na carteira.

A Carteira Nacional de Habilitação tem seu tempo de validade correspondente a idade do motorista:

  • Para motoristas habilitados de até 49 anos, a data de validade do documento é de 10 anos;
  • Para aqueles que tem entre 50 e 69 anos, a validade se torna de 5 anos;
  • Para os motoristas com mais de 70 anos, a validade é de apenas 3 anos.

A mudança no visual do documento vai além de mera estética, o Sedetran (Secretária Nacional de Trânsito) optou pela mudança para que a habilitação brasileira se assemelhe a internacional,  mas também para o tornar ainda mais seguro.

O que mudou?

Mas afinal, o que mudou nesse documento? Ele se tornou mais moderno e mais seguro, isso porque agora conta com diversas novas tecnologias de segurança, como o papel fluorescente (que brilha no escuro), itens que só podem ser vistos sub a luz ultravioleta e ainda o código MRZ (Machine Readable Zone), que também é presente em passaportes.

A CNH também conta com uma versão digital que vale tanto quanto a física, o que é ótimo, já que mesmo caso se esqueça a física em casa, por exemplo, o motorista ainda tem como apresentar a CNH digital, caso haja a necessidade.

Quem possui a nova versão da CNH?

Todos os recém habilitados, inclusive, aqueles que solicitarem segunda via do documento em caso da substituição do temporário para o definitivo, aqueles que inserirem outra outra categoria ou renovarem a habilitação, todos terão a nova versão da CNH.

A versão antiga da Carteira Nacional de Habilitação continua apenas com aqueles que renovaram ou obtiveram o documento antes da mudança.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS